quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Ministério da Saúde avalia de forma positiva a classificação de risco da Santa Casa

O representante do governo federal veio avaliar os protocolos de atendimento e a estrutura física do Pronto Socorro após a implantação do Protocolo Manchester

20 Jul 2015 - 11h00
Oliveira conversa com a Juliana Tiossi sobre os indicadores de gestão hospitalar após a implantação da Classificação de risco/Foto: Hever Costa Lima/Divulgação - Oliveira conversa com a Juliana Tiossi sobre os indicadores de gestão hospitalar após a implantação da Classificação de risco/Foto: Hever Costa Lima/Divulgação -

A Santa Casa de São Carlos recebeu na tarde de sexta-feira, 17, a visita do representante do Ministério da Saúde, Danilo Oliveira que atua como apoiador da Rede de Urgência e Emergência no Estado de São Paulo.

O representante veio avaliar os protocolos de atendimento e a estrutura física do Pronto Socorro após a implantação do Protocolo Manchester com a Classificação de Risco. A auditoria é realizada pelo governo federal, como forma de fiscalização da verba destinada à Saúde.

De acordo com o auditor do Ministério da Saúde, o acolhimento no Pronto Socorro com a classificação de risco está dentro dos padrões de exigência estabelecidas pelo governo federal. Ele elogiou ainda os protocolos de atendimento em atividade na Unidade. Oliveira teve a oportunidade de analisar ao lado a enfermeira coordenadora do Pronto Socorro, Juliana Raimundo Tiossi os dados que subsidiam os indicativos do setor. Na avaliação dele, o hospital cumpre com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Para o diretor superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina, com a implantação do sistema de gestão hospitalar MV, os dados referentes ao atendimento e procedimentos médico estão acessíveis aos profissionais de saúde o que facilita na consolidação das informações referentes ao hospital.

O Pronto Socorro da Santa Casa atende, em média, 4,5 mil pessoas por mês. Cerca de 60% desse volume é de demanda espontânea. Dados mostram que de 2013 para 2014 ocorreu um crescimento de 10% no número de atendimentos só no Pronto Socorro. O número de atendimento foi de 54 mil pessoas no ano passado. O hospital é referência na Rede de Urgência e Emergência para uma população estimada em 400 mil habitantes da região, que abrange cinco cidades.

Para o Gerente Hospitalar da Santa Casa, Edson Eduardo Pramparo a auditoria realizada pelo Ministério da Saúde, vem mais uma vez consolidar a capacidade instalada, tanto física como de recursos humanos da Santa Casa.

Convênios

A Santa Casa de São Carlos está cadastrada na Rede de Urgência e Emergência do governo federal desde janeiro de 2014. Com isso, recebe, por mês, R$ 440 mil para manutenção e custeio nos procedimentos de urgência e emergência tanto do Pronto Socorro como da UIT. Oliveira sinalizou que irá manter o convênio com a Santa Casa.

Classificação

A Santa Casa de São Carlos implantou em 11 de abril, o protocolo Manchester de Classificação de Risco na entrada no Pronto Socorro e Maternidade.

O Manchester, que é usado internacionalmente por ter comprovação científica, pretende assegurar que a atenção médica ocorra com a urgência da gravidade clínica apresentada pelo paciente, e não mais pela ordem de chegada no hospital.

A iniciativa muda a forma de abordagem dos pacientes que procuram o Pronto Socorro e Maternidade, eles serão priorizados de acordo com a avaliação clínica que irá classificar o grau de gravidade do caso.

O novo sistema utiliza pulseiras em cores com uma escala de gravidade do caso. O paciente é classificado em uma das cinco prioridades por número, nome e cor para chegar a observação médica inicial.

Entenda a classificação por cores: Emergência (vermelho) - risco imediato de perder a vida; Muito Urgente (laranja) - risco imediato de perda de funções de órgão e membros; Urgente (amarelo) - condição que pode se agravar sem atendimento; Pouco Urgente (verde) - baixo risco de agravo imediato à saúde; Não Urgente (azul) - sem risco imediato de agravo à saúde.

Leia Também

Últimas Notícias