sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Mico Leão Preto é o primeiro filhote nascido em 2013 no Parque Ecológico

14 Jan 2013 - 20h03
0 - 0 -

Nasceu no Parque Ecológico de São Carlos uma das espécies mais ameaçadas do mundo, o Mico Leão Preto (Leontopithecus chrysopygus), pequeno primata que ocorre nas matas de interior do Estado de São Paulo.

Este pequeno primata é primo do conhecido Mico Leão Dourado, mas apesar de possuir o mesmo porte, tem a pelagem toda negra com algumas manchas douradas.

Tão raro que no início do século passado chegou a ser considerado extinto, com apenas algumas peles em Museus, mas na década de 60 graças aos esforços de pesquisadores a espécie foi redescoberta, mas estava rumo à extinção permanente. Na tentativa de salva-la criou-se o Parque Estadual do Morro do Diabo, no Pontal do Paranapanema e a Reserva de Caitetus, e se enviou exemplares para cativeiro em diversos zoológicos no Brasil e no mundo.

Sua situação atual ainda é muito preocupante, é considerado “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e consta da lista do IBAMA como espécie ameaçada.

Os biólogos do Parque consideram uma vitória este nascimento, pois os Micos Leões Pretos estão se reproduzindo muito mal em cativeiro e na natureza a população esta apenas estabilizada.

Ao saber do nascimento, o Presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, Luiz Antônio da Silva Pires, parabenizou a equipe e colocou a entidade a disposição da Prefeitura Municipal, mantenedora do Parque, para outros contatos e auxílios se forem necessários. “Isto demonstra a importância dos Jardins Zoológicos, como o de São Carlos na luta contra a extinção da biodiversidade”, concluiu Pires.

Nascido no dia 1º de janeiro foi também o primeiro nascimento ocorrido no Parque Ecológico de São Carlos em 2013. No momento a mãe, o filhote e toda a família estão recebendo uma atenção redobrada de toda a equipe do Parque Ecológico.

Como o Parque é signatário do Comitê Internacional para a Conservação das espécies de Micos Leões, o local fará a comunicação oficial e aguardará as determinações do Comitê.

 

Leia Também

Últimas Notícias