quinta, 18 de abril de 2024
Lançado em São Carlos

Livro gratuito reúne estudos sobre a secagem de produtos naturais

15 Set 2018 - 06h01Por Redação
Livro gratuito reúne estudos sobre a secagem de produtos naturais -

O Centro de Secagem do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou recentemente mais uma publicação voltada à disseminação do conhecimento produzido no Centro, um dos mais importantes em todo o mundo em sua área de atuação. O livro "Tópicos em secagem de produtos naturais" foi editado por José Teixeira Freire, docente do DEQ que criou o Centro, na década de 1980, e conta com a colaboração de pesquisadores de seis outras instituições, além da UFSCar: Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e as universidades federais de Uberlândia (UFU), Tecnológica do Paraná (UFFPR), de Itajubá (Unifei) e do Rio Grande (FURG).

Os cinco primeiros capítulos do livro apresentam tópicos específicos. O primeiro, por exemplo, aborda a secagem de resíduos de frutas. Os autores registram que a fruticultura brasileira ocupa posição de destaque no mercado mundial e, internamente, é uma das cadeias produtivas mais importantes do agronegócio do País. Nesse contexto, apontam que o crescimento no processamento de sucos e polpas gera aumento também nos resíduos (cascas, sementes e bagaço), destacando como a secagem aparece como alternativa promissora para a utilização desses subprodutos, muitos deles ricos em compostos importantes à saúde humana. Assim, considerando essa possibilidade, o capítulo avalia diferentes metodologias de secagem de resíduos de processamento de frutas.

Em um outro capítulo da primeira parte da obra, o foco vai para as plantas aromáticas e medicinais, caracterizadas como um produto com grande potencial de crescimento no Brasil. Os autores também apontam as vantagens oferecidas pela secagem dessas folhas - relacionadas ao aumento da sua vida útil e à diminuição do volume para transporte e armazenamento -, mas registram que há necessidade de aprimoramento dos processos de secagem atualmente utilizados. Oferecem, assim, uma análise da secagem de ervas aromáticas e folhas fitoterápicas sob uma ótica diferenciada, abordando aspectos teóricos fundamentais e, também, apresentando dois estudos de caso concretizados no Centro de Secagem da UFSCar.

Os dois últimos capítulos abordam estudos relacionados aos fundamentos do processo de secagem e, também, o uso de redes neurais para auxiliar a resolução de problemas de secagem. O livro "Tópicos em secagem de produtos naturais" está disponível para download gratuito no Research Gate (em http://bit.ly/topicos_em_checagem_de_produtos_naturais) e também pode ser solicitado diretamente ao organizador, pelo e-mail freire@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias