Menu
quinta, 22 de abril de 2021
Mutirão

Para evitar proliferação do Aedes aegypti, Prefeitura faz limpeza nos cemitérios

27 Out 2018 - 06h33Por Redação
Para evitar proliferação do Aedes aegypti, Prefeitura faz limpeza nos cemitérios - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com objetivo de impedir a proliferação do Aedes aegypti nos cemitérios municipais, a Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, equipe de Combate às Endemias, fará nos dias 29 e 30 de outubro, um mutirão para a remoção dos recipientes e materiais que possam servir de criadouros do mosquito. Durante a ação, também será realizada a aplicação de larvicida em todos os recipientes fixos, como floreiras.

Nos cemitérios, os recipientes que acumulam água viram focos do mosquito: vasos de plástico e cerâmica, floreiras, baldes, garrafas pet sem tampa, copos, papéis celofane e até garrafas de vidro.

A conscientização e a colaboração da população é muito importante para o combate ao vetor. É de extrema importância que pequenas recomendações sejam seguidas para evitar a transmissão de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika:

- Quem deseja levar flores aos túmulos deve optar pelas flores plantadas em terra, pois aquelas com caule cortado precisam de vasos com água, que servem como criadouros do Aedes aegypti. Outra opção é utilizar flores artificiais;

- Vasos enfeitados com celofane facilitam o acúmulo de água: a embalagem deve retirada ou, então, furada para permitir o escoamento da água;

- Os vasos ou buracos fixos nos túmulos podem acumular água da chuva. É preciso colocar areia grossa nestes recipientes;

- Utilizar os tambores de lixo que estão nos cemitérios para descartar os objetos que possam acumular água.

Como os cemitérios são locais ideais para proliferação e dispersão do mosquito, é necessário que as pessoas tomem precauções, principalmente nessa época de Finados, quando geralmente o tempo é mais quente e chuvoso.

A cidade registra hoje, 23 casos positivos de Dengue (14 casos autóctones e 9 importados), 2 casos positivos importados de Ckikungunya, nenhum caso positivo Zika e de Febre Amarela.

A Secretaria de Serviços Públicos também termina na próxima semana o trabalho de capina, roçagem e retirada de entulho dos cemitérios.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias