Menu
sábado, 18 de setembro de 2021
Cidade

Justiça Eleitoral já reimprimiu mais de 3 milhões de títulos eleitorais; prazo termina nesta quinta-feira.

30 Set 2010 - 13h31

Mais de três milhões de pessoas solicitaram nova via do título de eleitor até as 20h desta quarta-feira (29), véspera do fim do prazo para fazer esse pedido em um cartório eleitoral. Segundo dados contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral, foram reimpressos em todo o país 3.148.578 títulos. Podem obter uma nova via do título os eleitores que já estão inscritos na Justiça Eleitoral, mas que tiveram o documento extraviado ou perdido.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta quarta-feira (29) ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo PT contra a exigência de apresentação de dois documentos na hora de votar: o título e um documento oficial com foto. Essa exigência foi criada pela lei nº 12.034, da chamada minirreforma eleitoral. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista e pode ser concluído amanhã (30). Entretanto sete ministros já se manifestaram no sentido de que o eleitor que comparecer à sua seção eleitoral sem o título, mas com um documento de identificação com foto, poderá exercer o seu direito de voto.

Para solicitar a reimpressão do título, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral, mesmo que não seja na cidade onde mora, e apresentar um documento oficial com foto. A nova via do título mantém as mesmas informações da via original e é impressa na mesma hora para o eleitor. Só pode pedir a reimpressão o eleitor quem já tinha o título ou o solicitou até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

A prorrogação no prazo, que inicialmente se encerraria no último dia 23, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir o direito de voto a todos os cidadãos brasileiros que estejam com situação regularizada junto á Justiça Eleitoral.

Com a proximidade do fim do prazo (30/9), aumentou o movimento nos cartórios eleitorais, onde mais de cem mil pessoas estão sendo atendidas por dia. Nesta semana, 120.650 eleitores foram atendidos, na terça o número passou para 143.194 e, somente nesta quarta-feira, 204.575 pessoas procuraram um cartório para pedir uma nova via.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias