sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

IPTU 2013: carnês começam a ser entregues na próxima semana

10 Jan 2013 - 19h01

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Fazenda, estará encaminhando, via Correio, a partir da próxima semana, aos contribuintes os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU 2013. Todos os carnês deverão ser entregues até o dia 5 de fevereiro.

A data para pagamento será de 12 a 21 de cada mês, sendo que a primeira parcela ou pagamento à vista deverá ser realizado no dia de vencimento de cada região, começando pela região central no dia 12.

O imposto poderá ser pago em até 11 parcelas. Os contribuintes adimplentes, ou seja, que não possuem nenhum débito e que são proprietários de imóveis edificados, automaticamente já têm 10% de desconto e se esse ele pagar o Imposto deste ano à vista receberá mais 10% de desconto. Quem se inscreveu no IPTU Verde, as inscrições devem ser feitas sempre até o dia 30 de setembro do ano anterior, também poderão ter de 1 a 4% de desconto.

Segundo o secretário de Fazenda, José Roberto Poianas, serão lançados 108.784 mil carnês referentes ao IPTU 2013 e outros 8 mil carnês referentes a renegociação de dívidas (inadimplentes 2012). O IPTU poderá ser pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas e unidades do SIM.

Em 2013, 5.200 pessoas receberão o desconto pelo IPTU Verde. Para ter esse benefício à pessoa precisa possuir área permeável e árvores plantadas na frente do imóvel, dependendo do tamanho dessa área o desconto é estabelecido.

A Prefeitura também oferece outros descontos. As famílias inscritas em programas de complementação de renda podem receber benefícios que podem chegar até 100% do valor do imposto. São Carlos tem hoje cerca de 6 mil famílias cadastradas neste tipo de programa.

Poianas ressaltou que a Prefeitura vai trabalhar para diminuir a inadimplência. “O prefeito Paulo Altomani quer conscientizar a população da importância de pagar em dia o IPTU, porque ele vai mostrar para o contribuinte que o imposto será muito bem aplicado”.


Serviço – O contribuinte que não receber seu carnê do IPTU até o dia 5 de fevereiro deve procurar uma das unidades do SIM – Serviços Integrados do Município, no centro na rua Major José Inácio, nº. 2.114, esquina com a rua D. Alexandrina; na Vila Prado na rua Bernardino de Campos, nº. 636, entre as travessas 3 e 4, e no bairro Cidade Aracy, na rua João Paulo, nº. 180.

Leia Também

Últimas Notícias