quarta, 24 de abril de 2024
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Ipem realiza plantão de taxímetro em São Carlos

Os plantões são voltados para profissionais que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo

23 Out 2017 - 07h00Por Redação
Foto: Sandro Giron - Foto: Sandro Giron -

Os taxistas de São Carlos já podem consultar no site do Ipem/SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação está programada para segunda-feira, 23 de outubro, a partir das 9h, sendo o ponto de à Rua Otto Werner Rosel, esquina com a Rua Vereador Luca Perroni Júnior, no Jardim Ipanema.

No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer. O Ipem/SP também realiza, periodicamente, a verificação anual - ação de participação obrigatória a todas as categorias de táxi.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do Ipem/SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

- Certificado de propriedade do veículo;

- Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;

- GRU quitada;

- Comprovante de endereço;

- Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo Ipem/SP

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3368-1406 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do Ipem/SP em São Carlos, localizada à Rua Raimundo Correa, 1.229, na Vila Marcelino.

FIQUE DE OLHO

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem/SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase "verificado até 2018". Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta "verificado até 2017", pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras 'um' e 'dois' podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do Ipem/SP por meio do telefone 0800 013 05 22 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br .

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