terça, 05 de março de 2024
Cidade

Intervenção precoce e desenvolvimento infantil são tema de evento em São Carlos

05 Mai 2017 - 08h42Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

No dia 11 de maio, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a conferência "Diálogos sobre a Intervenção Precoce: Brasil/Portugal", organizada pelo Laboratório de Atividade e Desenvolvimento (LAD) do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Instituição. O evento é voltado para pesquisadores e acadêmicos que estão envolvidos com a temática central da atividade.

O objetivo do encontro é promover a discussão sobre as perspectivas nacionais e internacionais da pesquisa em intervenção precoce. A proposta está em sintonia com as recentes políticas públicas voltadas à primeira infância e traz a discussão sobre conceito, bases teóricas e práticas de intervenção precoce, desenvolvidas no Brasil e em Portugal.

A intervenção precoce é um conjunto de serviços multidisciplinares, prestados a crianças de 0 a 5 anos de idade, de forma a promover saúde e bem-estar, reforçar competências emergentes, minimizar atrasos no desenvolvimento, remediar disfunções, prevenir deterioração funcional e promover capacidades parentais adaptativas e funcionamento familiar em geral.

Participam da conferência a professora Ana Maria Serrano, da Universidade do Minho, em Portugal, a professora Patrícia Della Barba, do DTO, além de pós-graduandas do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar.

Na ocasião do evento, Della Barba apresentará os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa "Terapia Ocupacional e a atenção integral à infância", coordenado por ela. O grupo produz conhecimento em Terapia Ocupacional, sob o referencial do Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família, Intervenção Precoce e Desenvolvimento Ocupacional.

A conferência será realizada das 13h30 às 18h, no Auditório do DTO, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições e outras informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo e-mail larissanucci@yahoo.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias