Menu
sábado, 23 de outubro de 2021
Projetos inovadores

Instituto de Física de São Carlos sedia simpósio da Unidade EMBRAPii

12 Ago 2019 - 14h06Por Redação
Instituto de Física de São Carlos sedia simpósio da Unidade EMBRAPii - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Realiza-se no próximo dia 14, quarta-feira, a partir das 14h, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, um mini-simpósio promovido pela Unidade Embrapii do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), evento que estará aberto a todos os interessados na área, com especial destaque para empresários, instituições de pesquisas, autoridades representativas da indústria e pesquisadores, bem como o Presidente Nacional da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Prof. Dr. Jorge Guimarães que, na circunstância apresentará uma palestra.

A Unidade Embrapii do Instituto de Física de São Carlos conta com a participação conjunta do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), da EMBRAPA e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo a única unidade existente na região central do Estado de São Paulo.

Criada há aproximadamente dois anos, esta Unidade da Embrapii (IFSC/USP) mantém atualmente em curso quinze projetos, de onde se destacam os desenvolvimentos de técnicas e equipamentos para o amplo uso nas áreas médico hospitalar, preservação do meio ambiente, inovação e melhoria na agricultura, fármacos, engenharia, conservação de alimentos/matéria prima, bem como novos materiais aplicados em tubulação para poços artesianos, dentre outros, destacando-se o desenvolvimento de um sistema para controle microbiológico em alimentos, essencialmente voltado para a área de segurança alimentar.

A EMBRAPii tem sua sede em Brasília (DF), apresentando como foco principal valorizar e promover a cooperação das instituições e/ou institutos de pesquisas com empresas, procurando alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.  Desta forma, tem em sua estrutura organizacional as Unidades EMBRAPII em todo território nacional (aproximadamente quarenta), que recebem recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos inovadores, parcialmente financiados por  empresas.

O mini-simpósio da EMBRAPii IFSC/USP apresenta a seguinte programação:

a) Apresentação dos projetos inovadores;

b) Depoimentos de empresas  que mantêm parcerias em inovação com a  Embrapii (IFSC –USP);

c) Palestra especial do Prof. Jorge Guimarães – Presidente Nacional da Embrapii,sobre as oportunidades e possibilidades oferecidas para empresas e empresários.

O evento trará grandes oportunidades para a inovação e possibilidades de novos projetos  para as empresas e empresários de diversos setores de São Carlos e região, com o intuito de ampliar a competitividade e desenvolvimento de novas tecnologias.

Para o diretor do IFSC/USP e simultaneamente coordenador da Unidade Embrapii (IFSC/USP), Prof. Vanderlei Salvador Bagnato “Esta é a única unidade da Embrapii desenvolvendo e financiando projetos com empresas nesta região. Nosso evento será uma excelente oportunidade para as empresas de todos os portes localizadas em São Carlos e região. Queremos ampliar o apoio da Embrapii nesta região e, para isso, os contatos diretos são essenciais. O evento também representa uma excelente oportunidade para os pesquisadores de todas as áreas do conhecimento verificarem as possibilidades de se integrarem à Unidade Embrapii, em São Carlos, e realizarem projetos inovadores em cooperação com empresas”. (Rui Sintra - Assessoria de Comunicação - IFSC/USP)

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias