quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Inscrições abertas na pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional

20 Set 2017 - 17h44Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). São oferecidas até 68 vagas e o processo seletivo será realizado em apenas uma etapa, detalhada no edital disponível no site do Instituto: icmc.usp.br/e/eef2a. As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de outubro. Vale lembrar que, no caso do doutorado e do doutorado direto, as inscrições acontecem em fluxo contínuo durante todo o ano.

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, foram divulgados os resultados da última avaliação quadrienal (2013-2016) dos programas de pós-graduação stricto sensu, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPG-CCMC recebeu a nota máxima (7) na avaliação. "A nota 7 é atribuída apenas a programas que têm excelência internacional, ou seja, que são equivalentes aos oferecidos pelas melhores universidades do mundo", explica o coordenador do PPG-CCMC, professor Adenilso Simão. Em todo Brasil, existem hoje 77 programas de pós-graduação na área de computação e apenas sete deles receberam a nota máxima da Capes.

 "Vale lembrar ainda que, aqui na USP, em São Carlos, é possível conquistar a formação em uma universidade de alto padrão sem abrir mão de uma ótima qualidade de vida", acrescenta Adenilso. Ele explica que muitos estudantes, inclusive estrangeiros, optam por estudar em São Carlos porque o custo de vida é menor, se comparado ao das grandes cidades brasileiras. "Além disso, existe a possibilidade de morar perto da Universidade e vir caminhando estudar ou chegar rapidamente de carro, sem precisar enfrentar os congestionamentos comuns nas metrópoles", conta o professor.

No caso do mestrado, podem participar do processo seletivo alunos que completaram a graduação e efetuaram a colação de grau até a data da matrícula. Os candidatos devem se inscrever pelo link vagas.icmc.usp.br. Veja, a seguir, as linhas de pesquisa existentes e as vagas disponíveis em cada uma.

LINHAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO:

Recuperação de informações, descoberta de conhecimento, e engenharia de bancos de dados: 10 vagas .

Computação gráfica, imagens e visualização: 8 vagas.

Engenharia de software e sistemas de informação: 9 vagas .

Inteligência artificial: 12 vagas.

Robótica móvel e redes inteligentes: 3 vagas.

Sistemas distribuídos e programação concorrente: 6 vagas.

Sistemas embarcados e evolutivos: 3 vagas.

Sistemas web e multimídia interativos: 5 vagas

LINHAS DE PESQUISA EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

Mecânica dos fluidos computacional: 7 vagas.

Otimização: 3 vagas.

Processamento visual e geométrico: 1 vaga.

Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: 1 vaga

Leia Também

Últimas Notícias