terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Inovação e empreendedorismo têm espaços no SBPC

SBPC Inovação tem atividades programadas para acontecer entre os dias 13 e 17 de julho

06 Jul 2015 - 19h05
0 - 0 -

Entre os dias 13 e 17 de julho a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove um conjunto de atividades direcionadas à inovação tecnológica, empreendedorismo e propriedade intelectual. Em sua primeira edição, a SBPC Inovação reúne expositores de projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação de empresas, universidades, instituições de pesquisa, órgãos de fomento e secretarias de governo. Como explica a professora Ana Lúcia Vitale Torkomian, coordenadora da SBPC Inovação e diretora da Agência de Inovação da UFSCar, a iniciativa de apresentar uma interface entre a academia e o empresariado, empresas e laboratórios é pioneira e agrega um conjunto de discussões relevantes para todos os envolvidos, pois analisa a inovação nos aspectos legais, acadêmicos e produtivos. "Incluímos temas na SBPC Inovação que são relevantes quando se discute a inovação no Brasil", destaca a coordenadora.

A abertura da SBPC Inovação conta com a sessão "A emenda constitucional 85 na prática: Impactos da Cooperação Universidade e Empresa", coordenada pela Procuradora Federal da UFSCar Patrícia Ruy Vieira, com palestras ministradas por Sibá Machado, Gesil sampaio Amarante Segundo e Newton Lima Neto. No mesmo dia, ocorre a mesa-redonda "O Papel da universidade no Sistema Nacional de Inovação", coordenada pela professora Ana Lúcia Torkomian e com palestras ministradas por Luiz Cláudio Costa, do Ministério da Educação, Gerson Valença Pinto, da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Emília Maria Silva Ribeiro Curi, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pelo Reitor da UFSCar e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Targino de Araújo Filho.

O evento amplia discussões interessantes sobre as parcerias entre os setores públicos e privados e o papel das universidades nos processos de inovação tecnológica, além das questões relacionadas às publicações científicas e as patentes, à importância e desafios dos órgãos de fomento e as redes regionais e estaduais de ciência, tecnologia e inovação. Aspectos legais também serão debatidos, como a Lei nº 13123, de 20 de maio de 2015, relacionada à biodiversidade. A sessão será coordenada pela Pró-Reitora de Pesquisa da UFSCar, a professora Heloisa sobreiro Selistre de Araújo, com a presença de Rafael de Sá Marques do Ministério do Meio-Ambiente, Ana Claudia de Oliveira da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina) e Maria Celeste Emerick da Fundação Oswaldo Cruz. Na quarta-feira, dia 15 de julho, o empreendedorismo é tema da conferência "Spin-offs acadêmicos" e da sessão especial "Empreendedorismo Inovador - Como estimulá-lo nas universidades e instituições de pesquisa?". Os eventos discutem e apresentam processos que possibilitam, a partir do conhecimento gerado e discutido nas universidades, o desenvolvimento de projetos e o incentivo à criação e inovação.

Já o minicurso "Introdução a Propriedade Intelectual", ministrada por Eduardo Winter, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), acontece entre os dias 14 e 17 com apresentação dos conceitos de inovação, propriedade intelectual e industrial, além dos procedimentos de registro de patentes, marcas, desenho industrial, indicação geográfica, informação tecnológica, registro de software e transferência de tecnologia.

Na opinião de Ana Lúcia, a inclusão de eventos direcionados à discussão dos processos de inovação e desenvolvimento de tecnologias estreita mais as relações entre os setores acadêmicos e produtivos. "A SBPC Inovação ocorre pela primeira vez dentro de uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. É inédito reunir pesquisadores reconhecidos no mundo inteiro, direcionados com o progresso da ciência, e discutir a inovação. Essa é uma prova que a Universidade assume o seu papel no desenvolvimento econômico do Brasil e se abre para as demandas da sociedade", analisa a coordenadora.

A programação completa da SBPC Inovação pode ser conferida no endereço www.sbpc.ufscar.br/sbpc-inovacao.

 

Leia Também

Últimas Notícias