terça, 05 de março de 2024
Cidade

Ilse Vallilo, da Apasc e Greenpeace, recebe título de Cidadã São-carlense

11 Jun 2010 - 08h48Por Redação São Carlos Agora

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira (11) às 20h, no Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene para a entrega do título de Cidadã Honorária de São Carlos à ambientalista Ilse Hainz Vallilo. Ex-presidente da APASC (Associação para Proteção Ambiental de São Carlos) e ativista do Greenpeace, Ilse receberá o  reconhecimento do município à sua importante contribuição às causas ambientais.A atribuição do título de cidadania foi oficializada pelo Decreto Legislativo No.697, de autoria da vereadora Laíde Simões (PMDB), que será a oradora oficial da solenidade.

Nascida em Frankfurt, Alemanha, formada em Comércio exterior, exerceu a profissão até a aposentadoria em 1998, quando passou a se dedicar como voluntária, em tempo integral as atividades até então exercidas fora de expediente.

 Ilse participou do grupo do YCSA de preservação da represa Guarapiranga  (futura ONG SOS Guarapiranga) de 1970 até 1975. É membro do Greenpeace da Alemanha desde 1973 e do Brasil desde 1988 e integrou o  Grupo Seiva de Ecologia, em São Paulo até 1982.

 Ingressou na APASC em 1983, tendo sido presidente da entidade de 1984 a 1995 e vice-presidente nas gestões 1995- 1997 e 1999-2001, participando da diretoria da associação até hoje. Participou da reestruturação do restaurante Mamãe Natureza, onde representa a APASC, detentora de 57%, organizando e administrando o espaço físico, alimentos (preferencialmente orgânicos), cozinha, cardápio (preferencialmente vegetariano).

Sindica do Parque Itaipu entre  1988 e 1990, época em que se iniciou o trabalho de transformar o Parque Itaipu de parque no papel para parque da verdade, onde hoje há bosques urbanos e matas com milhares de arvores nativas, inclusive centenas de araucárias.

 Sindica também no biênio 2004/2005, fez parte de quase todas as diretorias desde 1988.

 De 1999 até 2001 exerceu atividade profissional na Agencia da GTZ no Brasil (Deutshe Gesellschaft fur technishe Zusammnarbeit GTZ) conexa à Embaixada da República Federal da Alemanha, assessorando o coordenador da Amazônia (Estados de Amazonas, Acre, Pará e Rondônia), Hans Kruger, da coordenação técnica alemã no Subprograma de Política de Recursos Naturais do Programa Piloto para Proteção de Florestas Tropicais do Brasil. Organizou e participou de diversos seminários, congressos e ventos nesse período em Brasília, Manaus, Belém e Pirenópolis.

Participou de vários cursos, ministrados por diferentes instituições públicas e privadas de agricultura biodinâmica e compostagem, árvores de espécies nativas, viveiro de mudas, obtenção de sementes, EIA-RIMA, resíduos sólidos residenciais e industriais, reciclagem de lixo, coleta seletiva, vegetação de cerrado, Mata Atlântica e mata ciliar, capacitando-se para passar adiante o conhecimento adquirido (educação ambiental em escolas, hortas orgânicas em comunidades interessadas, palestras em condôminos etc.)

 A vereadora Laíde Simões destacou que São Carlos se orgulha da presença de Ilse Vallilo nesta cidade e reconhece a grandeza de seu trabalho. “Ilse é uma mulher adiante do nosso tempo, uma pessoa que percebeu muito antes que encarar a realidade e os desafios ambientais não seria apenas pertinente como essencialmente vital. Sua história nas últimas décadas é o testemunho claro dessa visão”.

Leia Também

Últimas Notícias