sexta, 26 de abril de 2024
Uma questão de higiene

IFSP São Carlos dá dicas para o descarte de lixo nas festas de fim de ano

24 Dez 2020 - 12h11Por Redação
IFSP São Carlos dá dicas para o descarte de lixo nas festas de fim de ano - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação
A Comissão da Coleta Seletiva do câmpus São Carlos, preocupada com o excesso de lixo produzido durante as festas de fim de ano e principalmente com a manutenção e qualidade de nossas vidas, traz uma série de dicas de como descartar o lixo produzido nesta época do ano.
 
No final do ano deve-se evitar a geração excessiva de materiais recicláveis, bem como o descarte incorreto destes materiais, o que pode provocar riscos ao meio ambiente e à saúde pública, principalmente durante a pandemia do coronavírus. 
 
Final de ano representa festas, comemorações, confraternização, alegria e presentes, mas também o consumo excessivo e consequentemente, aumento da produção de resíduos. São milhares de garrafas plásticas, vidros, latas, embalagens de presentes, cartões de natal e produtos em geral, descartados de maneira incorreta, sem a preocupação com a separação e destino correto dos materiais residuais. Para que ocasiões como essa não crie reféns do ciclo de consumo desnecessário, recomenda-se o bom senso de quê levar para casa. É importante refletir sobre o que se deseja e se é uma necessidade real. 
 
Confira abaixo as dicas da Comissão da Coleta Seletiva do IFSP São Carlos para as festas de Natal e Ano Novo:
 
Não misture recicláveis secos com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes). Separe-os. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados (recicláveis).

Em reuniões, festas e confraternizações prepare dois locais para o descarte de resíduos, sendo um para resíduos orgânicos e outro para os recicláveis. Assim, convidados ou familiares irão depositar os resíduos gerados no evento de maneira correta, o que facilitará a separação após o término das confraternizações.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas, frascos de vidro e plástico. Espere secar antes de depositar nos coletores. Os papéis devem estar secos e podem ser dobrados ou cortados, mas nunca amassados, pois papéis amassados não se recicla.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou coloque-os em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Evite utilizar itens descartáveis, opte por louças comuns que possam ser lavadas e reutilizadas. Reaproveite decorações, enfeites e embalagens de presentes de anos anteriores. Aproveite para transmitir seu conhecimento com outras pessoas. É de extrema importância ensinar as crianças a separar as embalagens de presentes, entre outros itens recicláveis. Oriente os pequenos sobre o descarte correto para que criem o hábito.

Pesquise via internet ou se informe junto a prefeitura sobre os locais em sua cidade que recebem resíduos recicláveis, horários de atendimento, telefone e demais meios de comunicação.

Não deixe de separar e contribua para a reciclagem, um futuro sustentável depende exclusivamente de você. Faça sua parte!

Este texto foi construído pelos alunos Allan Gabriel Silvatti Redondo e Sidnei Ferreira da Silva e orientado pela professora Dra. Adriana Antunes Lopes.

Leia Também

Últimas Notícias