quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

IFSC/USP e Prefeitura serão anfitriões da Exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”

24 Jul 2015 - 08h46
Imagem Arquivo - Imagem Arquivo -

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo (USP), ciente da importância da proximidade da Universidade de São Paulo à Sociedade, sempre se colocou como parceiro da Comunidade São-Carlense e do País, com a contínua oferta de produtos e oportunidades.

Dois importantes exemplos são o Sistema de Geração de Imagens por Ressonância Magnética, utilizado para a realização de diagnósticos médicos, e Equipamentos de Terapia Fotodinâmica, empregados para tratamentos oncológicos, ambos instalados na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, em prol da saúde da comunidade regional, de forma gratuita.

A partir de 2014, sob a coordenação do Prof. Tito J. Bonagamba, Diretor do IFSC/USP, o Instituto procurou ampliar as ações de aproximação à Sociedade, com a oferta de palestras, cursos e visitas guiadas para estudantes do ensino fundamental e médio e seus respectivos professores e familiares, em parceria com autoridades de ensino.

De modo a ampliar mais ainda sua proximidade com a comunidade local, adicionando cultura e artes às atividades de divulgação científica, o Instituto estabeleceu, no início de 2014, uma excelente parceria com o Departamento de Música (DM) da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), através do Prof. Rubens Russomano Ricciardi, para a realização de uma série de concertos mensais no Auditório "Prof. Sérgio Mascarenhas", do IFSC/USP. Em função do grande sucesso de público, o IFSC/USP e o DM-FFCLRP/USP, em 2015, se aproximaram da Prefeitura Municipal de São Carlos, através do Coordenador de Artes e Cultura do Município, Roberto Mori Roda, de modo a estabelecer uma parceria, com a realização dos concertos mensais no Teatro Municipal de São Carlos, na série intitulada "Concertos USP / Prefeitura Municipal".

Os excelentes concertos já realizados dentro dessa importante parceria têm tido grande sucesso de público, com a presença contínua da Orquestra USP-Filarmônica, do DM-FFCLRP/USP, sendo frequentemente acompanhada por músicos destacados, incluindo, por exemplo, o pianista Caio Pagano e o tenor Fernando Portari.

Para consolidar sua parceria com a comunidade São-Carlense e da região, o IFSC/USP, em função da sua familiaridade com o Prof. João Candido Portinari, filho do grande pintor brasileiro Candido Portinari e Cidadão Honorário São-Carlense, solicitou a realização de uma exposição do renomado artista, originário de Brodowski, em São Carlos. Tal solicitação contou com o apoio do Prof. Sérgio Mascarenhas, fundador do IFSC/USP e amigo do Prof. João Candido Portinari.

Em função da enorme gentileza e do grande carinho que o Prof. João Candido tem pela nossa cidade, fomos agraciados com a realização da Exposição "Portinari - Arte e Meio Ambiente", que é organizada pelo Projeto Portinari (www.portinari.org.br) e coordenada pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade, sob a responsabilidade de Suely Avellar, com o objetivo popularizar o acesso às expressivas obras do artista.

Como não poderia deixar de ser, o IFSC/USP, novamente, realizará esta importantíssima atividade cultural de alto relevo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, procurando também associar-se às instituições que atuam em áreas pertinentes ao tema da Exposição, com destaque às áreas de Ensino.

Neste contexto, o Prefeito Paulo Altomani recebeu no dia 16 de julho a visita do Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, acompanhado do coordenador de Artes e Cultura, Roberto Mori Roda, para acertar os detalhes e evoluções deste grande evento cultural, que deverá ser realizado no período de 21 de setembro a 28 de outubro de 2015, em locais que estão sendo cuidadosamente selecionados e que deverão ser apreciados pela Coordenadora do Evento, Suely Avellar, em meados de agosto.

Para o Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, "A Coordenadoria de Artes e Cultura vai analisar qual o melhor local para acomodar a exposição e vamos levar todos os alunos da rede municipal de ensino para que não percam essa oportunidade de conhecer parte do acervo desse artista, que muito contribuiu com sua obra para que o Brasil fosse reconhecido internacionalmente nas artes plásticas".

Em breve estarão sendo divulgados maiores detalhes sobre a tão esperada Exposição.

 

Leia Também

Últimas Notícias