sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Hospital Universitário realiza exames de endoscopia em pacientes indicados pela Prefeitura

27 Nov 2018 - 12h51Por Redação
Hospital Universitário realiza exames de endoscopia em pacientes indicados pela Prefeitura - Crédito: Marilia Corbini HU/UFSCar Crédito: Marilia Corbini HU/UFSCar

O Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promoveu nesta segunda-feira, 26, um mutirão para realização de exames de endoscopia em pacientes que aguardavam na fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos.

Além de colaborar no atendimento dos pacientes que aguardam por esse tipo de exame na cidade, o mutirão também foi importante para avaliação do serviço pelo HU. "Foi uma ação pontual que permitiu ao HU-UFSCar avaliar a possibilidade de ampliar a oferta para o Município. Até o momento, atendemos apenas os próprios pacientes do HU. Foi o primeiro dia que estendemos os procedimentos a outros pacientes de São Carlos. Nosso objetivo é ofertar rotineiramente os exames de endoscopia para a população, tão logo tenhamos equipe suficiente para isso", relata Lucimar Retto da Silva de Avó, Chefe do Setor de Serviços de Apoio diagnóstico e Terapêutico do HU e docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar.

Juliana Teles, de 34 anos, moradora de São Carlos, aguardava o exame desde o mês de julho deste ano e foi atendida pelo mutirão. "Sinto dor desde 2016 e os médicos me indicaram vários remédios, mas não deu certo. Desde julho estou esperando para fazer o exame e espero que agora eu consiga saber exatamente o que tenho e obtenha o tratamento adequado", afirmou a paciente.

SERVIÇO DE ENDOSCOPIA

Inaugurado em setembro de 2018, o Serviço de Endoscopia do HU representa mais uma expansão do Hospital planejada em sintonia com a demanda do Município de São Carlos e região, além de ser um novo espaço para ações de ensino. Foram investidos R$ 2,3 milhões para adequação de estrutura física, aquisição de equipamentos e contratação de recursos humanos. "As salas de exame e os equipamentos novos estão de acordo com as melhores práticas em endoscopia, respeitando a legislação vigente, além de serem de excelente qualidade técnica", afirma Lucimar de Avó. O Serviço de Endoscopia está instalado na Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU, que fica no Bloco B. Inicialmente, o atendimento está sendo realizado apenas para pacientes do próprio Hospital.

Leia Também

Últimas Notícias