sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Hospital Universitário (HU) vai atender crianças em Santa Eudóxia

30 Out 2017 - 11h42
Hospital Universitário (HU) vai atender crianças em Santa Eudóxia -

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o Hospital Universitário Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) realizará atendimento à saúde no distrito de Santa Eudóxia, com foco especial na área de pediatria. A iniciativa integra ação nacional "Ebserh Solidária", promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU, e que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores.

No âmbito dessa ação nacional, o HU-UFSCar vai realizar o atendimento no distrito rural de Santa Eudóxia, próximo a São Carlos (SP). O local foi sinalizado pelo Departamento Regional de Saúde III, de Araraquara, como o distrito que mais carece de atenção à saúde, principalmente na área da infância, pela ausência de um pediatra. De acordo com as necessidades da região e conforme alinhamento com os representantes da saúde local e municipal, o HU vai realizar a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças entre 0 e 3 anos que residem em Santa Eudóxia, com um instrumento norteador para rastreios referentes a atrasos nos aspectos motor, social, linguagem/comunicação e comportamento. Serão avaliadas cerca de 150 crianças, incluindo as que estão matriculadas na creche do distrito e outras que foram indicadas pela Unidade Saúde da Família (USF) de Santa Eudóxia que residem em sítios ou localidades mais afastadas. Os pais ou responsáveis pelas crianças serão contatados para autorização e agendamento da avaliação que será realizada entre 8 e 10 de novembro.

Além dos atendimentos, haverá também a distribuição de folders e palestras para pais e responsáveis sobre os cuidados referentes a hábitos deletérios (resultantes de repetição de um hábito ou um vício aprendido que traz prazer e satisfação e que trará prejuízo à saúde da pessoa), desenvolvimento infantil e o papel da família na estimulação para garantir um desenvolvimento neuropsicomotor saudável. A ação educativa também vai abordar o uso do brinquedo e das brincadeiras para a formação de habilidades e o desenvolvimento do potencial das crianças.

As avaliações e as palestras serão realizadas na USF de Santa Eudóxia e na creche do distrito. A ação do HU-UFSCar é organizada pelas gerências de Atendimento à Saúde e de Ensino e Pesquisa e contará com uma equipe de 60 integrantes, entre funcionários do Hospital, docentes e alunos da UFSCar. 

Ação nacional

A ação "Ebserh Solidária" será realizada pelos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, oferecendo milhares de atendimentos em diversas localidades distribuídas na cinco regiões do País. A expectativa é de atender populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centros urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Serão oferecidos exames e consultas, além de ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, entre outras. A ação também configura-se como uma oportunidade de aprendizado para alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.

Leia Também

Últimas Notícias