segunda, 20 de maio de 2024
Cidade

Guia do Estudante: cinco estrelas para o ICMC

Entre os cursos da USP avaliados com cinco estrelas pelo Guia do Estudante, 5 são do ICMC

08 Set 2015 - 17h08Por Denise Casatti
Foto: reprodução. - Foto: reprodução. -

Os vestibulandos que ainda estão na dúvida sobre qual curso e universidade escolher podem contar com uma ajuda importante: a avaliação do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2016, publicação que passará a circular nas bancas a partir de 9 de outubro. O Guia concedeu cinco estrelas, a avaliação máxima, a cinco cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Considerando-se toda a USP, 107 cursos de graduação da Universidade receberam essa avaliação (clique aqui para conferir a lista completa dos cursos avaliados).

No ICMC, a nota máxima foi alcançada pelos cursos de Ciências de Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e Matemática Aplicada e Computação Científica - sendo que esses dois últimos foram avaliados na mesma categoria. Já o Bacharelado em Estatística, criado em 2009, ficou com quatro estrelas. Quanto às licenciaturas (Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Matemática), não receberam estrelas do Guia, pois a publicação avalia somente as licenciaturas da área de Educação Física e Pedagogia.

Vale lembrar que as inscrições para o vestibular da Fuvest 2016 terminam amanhã e que, a partir do próximo ano, os vestibulandos poderão usar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a cerca de 30% das vagas oferecidas nos cursos do ICMC, com exceção apenas de quem deseja ingressar em Engenharia de Computação.

Metodologia do Guia - A avaliação do Guia do Estudante é constituída de uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). São avaliados critérios como corpo docente, produção científica e instalações físicas. Por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

Território do Bixo - Os vestibulandos que adoram ciências exatas e querem entender as diferenças entre as carreiras e conhecer melhor o mercado de trabalho contam agora com uma ferramenta adicional: o site Território do Bixo (www.territoriodobixo.icmc.usp.br). A iniciativa é um projeto piloto criado pelo ICMC com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que disponibiliza informações aos vestibulandos também via Facebook: www.facebook.com/territoriodobixo (assessoria de comunicação ICMC/USP)

Leia Também

Últimas Notícias