terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Grupo de Música de Câmara da USP se apresenta no Teatro Municipal

18 Mai 2015 - 16h35
Concerto contará com a participação de nove solistas instrumentistas Divulgação - Concerto contará com a participação de nove solistas instrumentistas Divulgação -

Integrado na série Concertos USP / Prefeitura Municipal de São Carlos, ocorrerá no próximo dia 27 de maio, no Teatro Municipal de São Carlos, a partir das 20 horas, um extraordinário concerto com o Ensemble Mentemanuque – Grupo de Música de Câmara do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP).

Este concerto contará com a participação de nove solistas instrumentistas, que interpretarão obras de Luís Álvares Pinto, Giulio Caccini, Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Georg Händel, Gottfried Stölzel, Johan Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, José Maria Xavier e Emundo Russomano, destacando-se algumas obras que serão interpretadas ao som de um instrumento que é raro ouvir ao vivo – o cravo.

A regência deste concerto estará sob a responsabilidade do Maestro Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi.

Histórico do Ensemble Mentemanuque

Fundado em 1993, por Rubens Russomanno Ricciardi, Diósnio Machado Neto e Domingos Iunes Elias, e, desde então, sob direção artística de Rubens Russomanno Ricciardi, o Ensemble Mentemanuque é um grupo de música de câmara voltado principalmente à divulgação da música brasileira contemporânea e a recuperações histórico-musicológicas (numa relação indissociável entre composição, interpretação/execução e pesquisa musical).

Constituído inicialmente por solistas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Pret (OSRP), o Ensemble Mentemanuque também conta, desde 2002, com os solistas (docentes, alunos e funcionários) do Curso de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da USP). Finalmente, desde 2011, o Ensemble Mentemanuque passa a ser integrado por solistas do Departamento de Música da FFCLRP-USP, e em especial, da USP-Filarmônica. Desde 2012, suas atividades estão também estreitamente relacionadas com o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da FFCLRP-USP.

No exterior, o Ensemble Mentemanuque já se apresentou na Sala de Concertos da Academia de Música da Basiléia (Suíça); no Teatro Municipal de Münster (Alemanha), em trabalho conjunto com a Universidade de Münster; no Teatro Savoia, pela prestigiosa série de concertos da Associazione Amici della Musica - Walter De Angelis em Campobasso (Itália); no Museu Internacional de Cerâmica de Faenza (Itália) e no Teatro Municipal de Cento (Itália), em trabalho conjunto com a Escola de Música Municipal de Faenza - sempre com repertório de música brasileira e, em especial, com apresentação de obras dos compositores da USP de Ribeirão Preto.

No Brasil, o Ensemble Mentemanuque já se apresentou em Ribeirão Preto (Casa do Advogado, SESC, Teatro Municipal, Theatro Pedro II, Centro Cultural Capela da USP, Sala de Concertos da Tulha e Auditório da FDRP-USP), São Paulo (Centro Cultural São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, MASP e Teatro Anchieta do SESC-Consolação), Prados (Lira Ceciliana), Tiradentes (Matriz de Santo Antônio), Santos (Teatro Municipal e Teatro Guarany) e São Carlos (Auditório Sérgio Mascarenhas do IFSC-USP).

O Ensemble Mentemanuque está em processo de edição e gravação de seu primeiro CD, dedicado às modinhas brasileiras editadas por Theodor Lachner (1826) no Anexo Musical do livro Viagem no Brasil, de Martius & Spix, pela série Coleção USP de Música do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP.

A entrada para este concerto é gratuita, mediante apresentação de convites que estarão sendo distribuídos a partir do dia 20 de maio, na Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos, no horário compreendido entre as 08h/12h e 14h/17h. 

Os convites também estarão sendo distribuídos (2 por pessoa) na bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos, no próprio dia do espetáculo.

Leia Também

Últimas Notícias