sexta, 01 de março de 2024
Cidade

Freire enaltece pioneiro das auto-escolas da cidade

22 Jun 2010 - 08h40Por Redação São Carlos Agora

O vereador Equimarcílias Freire (DEM) protocolou na Câmara Municipal uma moção de congratulação e louvor ao pioneiro das auto-escolas na cidade, Constantino Chiosea. Há exatos 49 anos, Chiosea fundou a Auto Escola São Carlos, que entre 1961 e 1979 habilitou 4500 alunos como motoristas amadores e profissionais.

Natural de Besalma, na Romênia, Chiosea radicou-se em São Carlos no início dos anos de 1960 e no ano seguinte, quando a cidade deixava de contar com os bondes elétricos que circularam no período 1911-1961, apostou no crescimento do transporte individual criando a primeira escola para a formação de condutores de veículos na cidade. A Auto Escola São Carlos funcionou na rua 7 de Setembro 2147, centro.

Constantino Chiosea, natural de Besalma, Romênia, filho de Marina Chiosea e Gerje Chiosea, desembarcou em Santos em 1925. Trabalhou com a família na lavoura na região de Campinas (Cosmópolis), dos 8 aos 25 anos.Casou-se com Letícia Carlini Chiosea, tiveram dois filhos, João  (falecido) e Pedro Chiosea. Mudou-se para a cidade de Mogi das Cruzes, indo trabalhar em uma Serraria. Após dois anos retornou a Cosmópolis, onde desempenhou suas atividades como comerciante até 1949. Em seguida, mudou-se para Campinas para trabalhar como motorista de táxi, até meados de 1953. Desempenhou suas atividades na cidade de Campinas, como Instrutor de Auto Escola de 1958 até 1960. Mudou-se para São Carlos em 1961, iniciando suas atividades nesta cidade, fundando a Auto Escola São Carlos.

Atualmente com 89 anos, reside na Vila Nery. “Constantino Chiosea se faz merecedor do reconhecimento da coletividade por ter contribuído para impulsionar uma atividade que nas últimas décadas refletiu o desenvolvimento do município, sendo as antigas auto-escolas antecessoras dos atuais centros de formação de condutores”, afirmou Freire.

Leia Também

Últimas Notícias