terça, 07 de maio de 2024
Natureza em fúria

Nível da água na região central chegou a quase dois metros durante enchente

Em 40 minutos foram 60 milímetros de chuva; volume foi tão grande que enchente chegou a 1,40 metro de altura.

20 Mar 2018 - 20h19Por Marcos Escrivani
Nível da água na região central chegou a quase dois metros durante enchente - Crédito: Colaborador Crédito: Colaborador

A nuvem nimbo cúmulo, com aproximadamente 8 quilômetros de diâmetro causou temor na população são-carlense. Mais que isso, estragos na baixada do Mercado Municipal. Foram minutos de tensão para milhares pessoas durante o horário comercial.

Das 14h às 14h40, comerciantes baixaram as portas. Mas isso não foi suficiente. A força da água quebrou portas metálicas e arrastou aproximadamente 25 veículos. Destruiu lojas.

Na noite desta terça-feira, 20, quando máquinas e funcionários realizavam a limpeza, o diretor da Defesa Civil de São Carlos Pedro Caballero tentou explicar o tamanho da tragédia.

“Das 14h às 14h40 foram 69 milímetros de água. É muito para este período. Aproximadamente 70 litros de água por m2. A bacia do Gregório tem 12 km2 o que equivale a várias piscinas”, disse. “Mas a quantidade de água foi muita. Quebrou portas metálicas e destruiu lojas e arrastou carros. A água chegou a 1,40 metro de altura com uma força equivalente a 1,5 tonelada por metro cúbico”, disse. “Houve danos em várias galerias também”.

Segundo Caballero, a formação da nuvem chegou a 8 quilômetros de diâmetro. “Equivale dizer que ela cobriu do Terminal Rodoviário até a Faber-Castell e o Sesc São Carlos”, analisou. “Contudo não choveu no Jardim Santa Felícia, no Damha e na região da UFSCar”, emendou.

Caballero afirmou que a precipitação de água aconteceu devido ao calor excessivo dos últimos dias e para esta quarta-feira, 21, há previsão de mais água em São Carlos. Contudo, ele amenizou.

“A previsão é de chuva rápida no fim da tarde. Mas não tão forte como a desta tarde”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias