quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Feira irá propiciar uma viagem pelo mundo da leitura

Feira de Venda e Troca de Livros deve reunir aproximadamente 200 pessoas na praça XV

04 Set 2015 - 08h20

Uma viagem pelo mundo da leitura. Assim é a expectativa da III Feira de Venda e Troca de Livros de São Carlos, que acontece domingo, 13, a partir das 15h na praça Christiano Altenfelder, a praça XV, no centro.

A garantia é de Priscilla Kobayashi Amorim, 35 anos, uma das organizadoras, ao lado de Luis Antonio Gonçalves, além da idealizadora do evento.

Priscilla tem um grupo na página de relações sociais Facebook chamado "Livros - Venda e Troca - São Carlos/SP", no qual as pessoas vendem e trocam seus livros na cidade. "Foi então que tive a ideia das pessoas se reunirem em algum local para vender, comprar e trocar os livros", disse.

A ideia vingou e a feira chega a sua terceira edição e a expectativa é de que passem pelo local pelo menos 200 pessoas.

De acordo com Priscilla, quem quiser participar da feira para vender os livros é só comparecer domingo, 13, às 15h e levar o que for necessário para expor os livros. "Pode ser uma mesa, estante, um tecido no chão, entre outros", observou.

ENTREVISTA

Em entrevista exclusiva ao São Carlos Agora, Priscilla teceu detalhes sobre a feira, fornecendo detalhes do evento, além de opinar sobre o fascinante mundo da leitura.

São Carlos Agora - Qual a expectativa de quantas pessoas passem pela feira?

Priscilla Kobayashi Amorim - A expectativa é de umas 200 pessoas, mais ou menos.

SCA - Que tipo de livros estarão presentes?

Priscilla - Livros de todos os tipos: infantis, juvenis, clássicos, aventura, épicos, romances, didáticos, acadêmicos, revistas de artesanato.

SCA - Qual a importância de eventos deste tipo para a formação cultural da pessoa?

Priscilla - Como a leitura é um dos aspectos da formação cultural, acredito que eventos como a feira podem contribuir para que haja um maior incentivo à leitura, já que os preços dos livros usados (bem conservados) são mais acessíveis. Os livros podem ser trocados ou parte de pagamento. Propicia um maior contato das pessoas com os livros.

SCA - A feira é para todas as idades?

Priscilla - Sim, para todas as idades.

SCA - É a primeira vez que acontece tal feira?

Priscilla - É a terceira edição da feira.

SCA - O que a leitura contribui para a formação da pessoa?

Priscilla - A leitura contribui para o desenvolvimento do entendimento e da comunicação, por meio dela também conhecemos sobre os mais diversos assuntos, nos faz refletir sobre determinado assunto, e, consequentemente, elaborar uma opinião. Leitura também é diversão.

SCA - Ler é viajar? É adquirir conhecimento? Porque?

Priscilla - Ler é viajar sim. Por meio da leitura podemos conhecer outros lugares, outros mundos, vivenciar fantasias, sem sair do lugar. Leitura também é diversão, passatempo. Também se adquire conhecimento, por meio da leitura, podemos conhecer os mais diversos assuntos, desde como saber sobre as lendas folclóricas ou a educação de filhos.

SCA - Uma pessoa se completa quando lê um livro?

Priscilla - Acho que isso é particular de cada um. Cada pessoa é única e se completa com as coisas que gosta. No meu caso, a leitura faz parte da minha vida, sempre fez, desde que eu era criança, sempre que tenho um tempinho estou com um livro nas mãos.

Leia Também

Últimas Notícias