quinta, 22 de fevereiro de 2024
Cidade

?Exportação deve estar na pauta do desenvolvimento dos municípios?, afirma Barba em seminário

?Exportação deve estar na pauta do desenvolvimento dos municípios?, afirma Barba em seminário

23 Set 2010 - 18h22Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba participou, na manhã desta quinta-feira (23), no Hotel Quality Anacã, da abertura do Seminário “Exportar para Crescer”, evento realizado na parceria entre Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Durante o encontro o prefeito de São Carlos destacou que “a exportação deve estar na pauta de desenvolvimento dos municípios”. “Temos que criar mecanismos de estímulo às exportações, que movimentam substancialmente a economia de São Carlos, portanto se torna fundamental despertar o interesse em outras empresas da cidade, que têm potencial para se inserir nesse segmento”, disse Barba.

O prefeito comentou que a Administração tem concentrado forças para a instalação de uma estação aduaneira (porto seco). “Não podemos prometer a estação, mas não medimos esforços para conquistarmos investimentos do governo federal nesse sentido. Também realizamos gestões junto ao governo do Estado para a ampliação da pista do Aeroporto Mário Pereira Lopes que, sem dúvida, pode ajudar as empresas de São Carlos que trabalham com exportações”, comentou.

O consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Eduardo Tadeu Rantin, afirmou que o seminário é um passo importante para manter as condições de competitividade do município. “A intenção é formar novos agentes exportadores para tornamos a região um polo de desenvolvimento importante para o Estado”, explicou.

O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias no Estado de São Paulo), Ubiraci Corrêa, acentuou que o seminário traz novas oportunidades à indústria. “Todo o apoio à indústria, que possa gerar emprego e renda, é bem-vindo”, observou.

O presidente da Acisc, José Eduardo Casemiro, assinalou que o seminário “tem o viés da inovação tecnológica, considerando o potencial diferenciado das empresas instaladas na cidade”.

Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, também enfatizou o caráter tecnológico do município e o papel da Prefeitura no apoio a este setor. “À Prefeitura cabe incentivar e desenvolver incentivos que auxiliem essas empresas no município”, disse.

O seminário contou com debates sobre a inovação tecnológica como instrumento de ganhos de competitividade, mecanismo de financiamento de importações e exportações, entre outros temas.

Leia Também

Últimas Notícias