quarta, 17 de abril de 2024
Cidade

Especialistas debatem reuso e produção de água em São Carlos

11 Jun 2015 - 19h56
Divulgação - Divulgação -

Na próxima segunda-feira (15), começa o 7º Ciclo de Aperfeiçoamento Técnico Profissional organizado pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos, a AEASC.

O Ciclo é um evento anual da AEASC para promover a atualização dos profissionais através de palestras e apresentações de casos, e os temas são sempre relevantes não só para a categoria representada pela entidade mas também para a sociedade.

O tema deste ano é "A água nas edificações e na cidade", em virtude da recente crise hídrica não só no Estado de São Paulo, mas em vários outros Estados no país.

"Traremos especialistas da área do tema com relevância nacional e internacional que vão apresentar as mais atuais formas de se usar e aproveitar a água.", contou o engenheiro Douglas Barreto, responsável pelo evento na AEASC.

No primeiro dia, Ivanildo Hespanhol, prof. da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), vai falar sobre o Reuso da Água no Âmbito Urbano. O reuso da água é um processo em que a água depois de ser usada em algum serviço ou produção de um bem é tratada para que possa ser utilizada novamente. O tipo de tratamento usado depende da finalidade para a qual vai ser reutilizada.

O prof. Ivanildo é fundador e diretor do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (CIRRA), vinculado ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da USP e foi colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), na revisão das diretrizes do "Who Guideline for the Safe Use ofWastewater, Excreta andGreywater" - um guia de orientação para o uso seguro de águas residuais.

A segunda palestra, na terça-feira (16) será proferida pelo também professor Plinio Tomaz. O assunto será Aproveitamento da Água da Chuva no Âmbito Urbano. Isso porque não basta apenas recolher a água da chuva para utilizá-la. Sem os cuidados necessários o que seria solução de um problema pode se tornar fonte de uma crise de saúde pública.

Prof. Plínio foi fundador do SAAE de Guarulhos, trabalhou no Ministério de Minas e Energia, como Diretor de Exploração Mineral. É coordenador da norma sobre aproveitamento da água de chuva no Brasil na ABNT NBR 15.527/07 e membro do Conselho Editorial da Revista Ecos da ABES.

"A consciência sobre a necessidade do uso racional está aumentando gradativamente. A proposta do Ciclo é que todas essas formas de reuso, aproveitamento de água de chuva e o uso racional, eles sejam entendidos na sua exata medida porque cada uma envolve um risco. Por isso queremos trazer as bases técnicas, conceituais e as aplicações dessas modalidades para o corpo de engenheiros, arquitetos e associados, e todos os interessados para dirimir qualquer dúvida.", concluiu Douglas Barreto.

As palestras serão realizadas sempre às 19h, na sede da AEASC e são abertas ao público.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3368-1020.

A sede da AEASC fica na  Rua Sorbonne, 400, Centreville, São Carlos.

 

Leia Também

Últimas Notícias