quarta, 24 de abril de 2024
Encontros

Especialista em prevenção a violência sexual participa de rodas de conversa em São Carlos

26 Ago 2018 - 13h33Por Redação
Especialista em prevenção a violência sexual participa de rodas de conversa em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Caroline Arcari, uma das maiores especialistas em prevenção a violência sexual, estará em São Carlos para conversas com a população e capacitação de profissionais ligados a rede de proteção da criança e adolescente. A ação dá continuidade a Campanha “Não Pode” de combate ao abuso e violência infanto-juvenil, desenvolvida pela Prefeitura.

Pedagoga e educadora sexual, Caroline Arcari é autora do livro infantil “Pipo e Fifi” que fala sobre prevenção da violência sexual na infância e já chegou em 5 países. A especialista vai participar de rodas de conversa com a comunidade e de um minicurso para formação dos profissionais da rede.

As rodas de conversa acontecerão nos bairros Zavaglia, Monte Carlo, Cidade Aracy I e São Carlos VIII e no distrito de Santa Eudóxia e não é necessário fazer inscrição prévia. Serão abordados o panorama da violência sexual, desconstruindo mitos sobre a violência sexual, percebendo as mudanças de comportamento das crianças e adolescentes que estão sofrendo violência sexual, como denunciar e como promover a autoproteção de crianças e adolescentes e ambientes seguros contra a violência sexual.

“Pipo e Fifi”, premiado livro infantil, funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. O livro “Pipo e Fifi” já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil e já chegou a 5 países. O projeto foi premiado pela Unicef, Fundação Abrinq, Save The Children.  Em 2015, o material didático “Pipo e Fifi” recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso de Educação Sexual da Universidade do Minho, Portugal.

SERVIÇO

Rodas de Conversas

27/08 | 19h - na Associação Sal da Terra – Jardim Zavaglia;

28/08 | 15h45 – CEMEI José de Brito Castro, na Rua Rui Barbosa, s/nº - Santa Eudoxia;

29/08 | 8h no Centro da Juventude Elaine Viviani – Rua Paulo VI, nº 1000 – Jardim Monte Carlo;

29/08 | 18h - no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe para as famílias atendidas pelo Salesianos São Carlos – Cidade Aracy I;

30/08 | 18h - no Espaço Salesianos Dom Luciano Mendes de Almeida, Oscar Ferreira, 300, no bairro São Carlos VIII.

MINICURSO

Tema: “Metodologias de prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”.

30/08 | 9h às 12h e das 13h às 16h

Local - SESC, Av. Comendador Alfredo Maffei, 700.

Leia Também

Últimas Notícias