sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Escolas municipais passam a oferecer educação integral

Programa ?Mais Educação? começará em duas escolas, uma no Antenor Garcia e outra no Pacaembu, beneficiando 242 alunos

17 Jun 2010 - 19h24Por Redação São Carlos Agora

Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito Oswaldo Barba esteve na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Janete Lia, no Pacaembu, para lançar o programa “Mais Educação”, uma parceria do governo federal e da Prefeitura de São Carlos para oferecer educação integral.

O vice-prefeito, Emerson Leal, o presidente da Câmara, Lineu Navarro, a secretária de Educação, Lourdes Moraes, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, e o secretário de Infância e Juventude, Roberto Menezes, também participaram do lançamento.

As primeiras unidades a receberem o “Mais Educação” são a EMEB Arthur Natalino Deriggi, no Antenor Garcia, e a EMEB Janete Lia, no Pacaembu. Serão beneficiados 129 alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola Deriggi e 113 estudantes do 3º, 4° e 5° ano da Janete.

Segundo a secretária de Educação, as unidades oferecerão educação integral, com atividades no contraturno. No total, os alunos terão oito horas de ações do “Mais Educação”, durante quatro dias por semana, com duas oficinas diárias de 1h30.
Eles terão acompanhamento pedagógico para letramento e matemática, além de oficinas de pintura, natação, xadrez, rádio, teatro, dança e laboratório. Serão utilizados os equipamentos da Prefeitura para a realização das atividades, pois elas não ocorrerão somente nas escolas.

“Educação integral não significa que a escola funcionará em período integral, o ‘Mais Educação’ oferecerá mais tempo para ações educacionais e de lazer. Pretendemos expandir o projeto para toda a rede municipal”, explicou Lourdes Moraes.

O programa tem financiamento do Ministério da Educação, que repassa às escolas verba para o desenvolvimento das oficinas ao longo do ano. A EMEB Arthur Natalino Deriggi receberá R$ 35 mil e a Janete Lia R$ 41 mil.

“Quero agradecer ao governo federal pelo apoio que ele tem dado aos municípios, principalmente na área da educação, na qual é um grande parceiro. Gostaria que o governo do Estado também ajudasse mais as cidades para mantermos em contínua melhoria a educação de nossas crianças”, disse o prefeito Oswaldo Barba.

Lineu Navarro lembrou que o governo federal apoia os municípios em várias áreas, como verba para merenda, transporte escolar, entre outros.

Leia Também

Últimas Notícias