quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Enem: UFSCar terá 2807 vagas em 61 cursos em 2016

02 Jun 2015 - 15h09

Os estudantes interessados em ingressar na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2016 devem fazer suas inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até às 23h59 do dia 5 de junho, pelo horário oficial de Brasília. Segundo o Edital que regulamenta o exame, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), as provas em 2015 acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. A UFSCar utilizará os resultados do Enem como forma única de seleção de estudantes para 2807 vagas em 61 opções de cursos de graduação presenciais, distribuídas entre seus quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

O MEC estima que mais de 9 milhões de pessoas se inscrevam para participar das provas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do Enem na Internet, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone válido, celular ou fixo, bem como cadastrar um endereço de email, que não pode ser usado por outro participante. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.

Estudantes que estão cursando o Ensino Médio em 2015 matriculados na rede pública de ensino e aqueles que comprovarem baixa renda terão isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 63. Os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição, já que, segundo o MEC, cerca de 30% das provas impressas acabam sem uso por causa das abstenções. No ano passado, dos 8,7 milhões de inscritos, apenas 6,2 milhões de fato compareceram.

Para aperfeiçoar o atendimento e evitar fraudes, a inscrição de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também sofrerá alterações. Esses candidatos deverão fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Posteriormente, entre os dias 15 e 26 de junho, devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário preenchido, disponível online.

Além disso, haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) ou com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos). Quem tem visão monocular pode pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. Candidatos com discalculia podem pedir auxílio de ledor e de transcritor.

A aplicação do exame terá início às 13h30 nos dois dias. No dia 24 de outubro, primeiro dia de prova, ocorrerão as avaliações de ciências humanas e ciências da natureza, que terão 4 horas e meia de duração. No segundo dia, 25, o exame será sobre linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e meia. Os portões nos locais de provas continuarão sendo abertos às 12 horas e fechados às 13 horas.

Além de ser usada como critério de acesso à UFSCar, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem também é utilizada como critério de acesso à educação superior em outras 114 instituições públicas e no Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Mais informações sobre o Enem 2015 na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em http://enem.inep.gov.br/. Outras dúvidas podem ser esclarecidas com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar pelo telefone (16) 3351-8152.

Leia Também

Últimas Notícias