terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Encontro Regional de Companhias de Reis lota Praça dos Coqueiros

02 Out 2017 - 13h33Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Cordeirópolis, Jardinópolis, Limeira, Luiz Antônio, Mococa, Santa Rosa do Viterbo e São Carlos são alguns dos municípios que participaram domingo, 1, na Praça dos Coqueiros, no bairro Santa Felícia, do 14º Encontro Regional de Companhias de Santos Reis.

A Folia de Santos Reis ou reisado, ou simplesmente Folia de Reis, é uma festa popular tradicional. A Folia de Reis é celebrada na religião católica com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. A tradição da Folia de Reis conta com diferentes figuras que formam o grupo, sendo o líder o Capitão, que carrega a Bandeira. Os grupos reúnem cantadores e instrumentistas para celebrar a data.

A Prefeitura de São Carlos foi responsável por toda a infraestrutura para receber as companhias, como palco, som, distribuição de água e a alimentação. A festa foi aberta pela Companhia Estrela Guia de São Carlos. Na oportunidade, a Companhia entrou com a bandeira cantando aos presentes e foi recebida pelo prefeito Airton Garcia, pelo secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz e pelos vereadores Roselei Françoso e Dimitri Sean.

O prefeito agradeceu a presença de todas as companhias e disse ficar feliz em poder realizar o encontro em São Carlos "É uma grande festa, é uma coisa da nossa tradição, gostamos muito e durante os quatros anos do meu mandato vamos realizar. Esperamos que ano que vem tenhamos ainda mais cidades presentes", finalizou Airton Garcia.

Roselei Françoso agradeceu ao prefeito Airton Garcia por ter retomado a festa. "Parabenizo o prefeito Airton por ter permitido que a festa voltasse ser realizada aqui. Essa manifestação cultural é muito importante para o país, pois mantém nossa identidade e nossa história".

Durante todo o dia foram realizadas atividades como o encontro de mestres, cortejo, bênçãos, cantoria e apresentação dos palhaços da folia, que representam Herodes e os soldados que perseguiam o menino Jesus. O ponto alto da festa foi a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi levada até o local pelos integrantes do Motoclube Motomorfose.

"A folia foi toda formada em família. Antes era meu avô, meu pai e meu tio, hoje eu participo, meus primos e até meus sobrinhos. Esse encontro é ótimo para incentivar as folias, pois a tradição é antiga, desde o começo do mundo", comemora João Inácio, o filho mais novo do mestre Orlando, 72 anos, que já está há 35 anos a frente da Folia de Reis.

Todas as companhias receberam um troféu pela participação no Encontro Regional de Companhias de Santos Reis.

Leia Também

Últimas Notícias