sábado, 20 de abril de 2024
150 postos

Emprego na indústria cai na região de São Carlos

19 Out 2018 - 12h28Por Redação
Emprego na indústria cai na região de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) caiu em setembro, se comparado ao mês anterior, mas, ainda assim, apresentou resultado positivo. Juntos, os 12 municípios que integram a região geraram 150 postos de trabalho em setembro, contra 350 em agosto, o que representa uma variação de 0,39%.

O saldo é positivo também se comparado ao mês de setembro do ano passado, quando foram abertos 100 postos de trabalho. O acumulado no ano foi de 3%, representando um aumento de aproximadamente 1.050 postos de trabalho. E se considerados os últimos 12 meses, a média é de 300 postos de trabalho a mais.

A queda no número de contratações não surpreende, segundo o Ciesp - São Carlos, já que a tendência no segundo semestre na região é reduzir os postos de trabalho, devido à entressafra. Para que a geração de emprego na indústria aumentasse, seria necessária uma melhora significativa no cenário estadual e nacional.

“Atualmente, temos que viver um dia de cada vez para tomar as decisões, já que não sabemos o que ocorrerá daqui para frente. Mas é claro que sempre agimos e queremos ver o crescimento do setor, porque entendemos que quando a indústria cresce, outros setores crescem juntos”, analisou o diretor regional do Ciesp São Carlos, Emerson Chu.

INFLUÊNCIAS

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos no mês de setembro de 2018 foi influenciado pelas variações positivas de produtos de minerais não-metálicos (3,12%), produtos diversos (2,47%), bebidas (0,17%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,34%), setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

SOBRE O CIESP

O Ciesp reúne empresas industriais e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal. Frequentemente, promove estudos e debates sobre temas de interesse dos associados e é o responsável por levar as demandas do setor às autoridades.

A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.

* Os gráficos demonstram a evolução da Diretoria Regional - São Carlos nos últimos 24 meses e a comparação do mesmo mês nos anos anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias