quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Empregabilidade de São Carlos está acima da média

77,35% das pessoas economicamente ativas têm emprego com carteira assinada

11 Set 2010 - 10h49Por Redação São Carlos Agora

São Carlos está acima da média estadual e nacional, que é de 50%, quanto ao índice de empregabilidade. Da População Economicamente Ativa (PEA) da cidade, 83.229 pessoas, 65 mil têm carteira de trabalho assinada, o que representa 77,35% das pessoas. É considerada pessoa economicamente ativa aquela com idade superior a 16 anos apta a ingressar no mercado de trabalho.

A diversificação do mercado de trabalho em São Carlos é outro fator interessante. Os dados apontam empregos em diversos setores que variam do emprego qualificado aos que não exigem experiência profissional. “Os empregos da indústria, construção civil, agropecuária e comércio são fundamentais para as pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho”, explica o secretário de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de São Carlos, Emerson Domingues.

Os dados analisados pelo secretário de Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos são do Ministério do Trabalho e Emprego e da Secretaria Estadual de Emprego e Relações de Trabalho (SERT). Eles apontam ainda que a cidade possui cerca de 31 mil empreendedores – 13 mil formais e 18,5 mil informais – que mantêm atividades autônomas (trabalham por conta e sem empregados) ou empresas com até 5 funcionários.
“Quando somamos os dados da PEA, dos trabalhadores com emprego formal e dos empreendedores percebemos o grande potencial de empregabilidade de São Carlos, seja no emprego formal ou na exploração da atividade produtiva por conta própria”, explica Domingues.

O secretário lembra ainda que nos últimos doze meses, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a cidade registrou um crescimento de 4,72% na geração de empregos, ou 2.918 vagas de trabalho.

Leia Também

Últimas Notícias