sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

EMEB Ulysses Ferreira Picollo já está em funcionamento

10 Fev 2020 - 19h21
EMEB Ulysses Ferreira Picollo já está em funcionamento - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Uma das obras mais esperadas pela Prefeitura de São Carlos já está em pleno funcionamento desde o início da manhã desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, quando tiveram início as aulas escolares na Rede Municipal de Ensino.

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ulysses Ferreira Picollo, construída no Residencial Eduardo Abdelnur, uma parceria do município com a Caixa Econômica Federal, por meio do projeto “Espaço Educativo Urbano”, um investimento de R$ 5 milhões com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), recebeu seus primeiros alunos nesta segunda-feira.

Com 12 salas de aulas, quadra poliesportiva coberta, laboratórios de informática e ciências, refeitório, a unidade escolar vai atender, inicialmente 436 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, em dois turnos. Outros 70 alunos da fase 6 da educação infantil também serão atendidos no prédio. A capacidade total da escola é de 780 alunos em todos os períodos.

Em 2019 a Secretaria de Educação fez um cadastro, via central de vagas, e todos os alunos que moram no Abdelnur e que eram transportados para escolas em outros bairros, foram rematrículados já na EMEB Ulysses Ferreira Picollo.  “Futuramente pretendemos também abrir duas turmas no período noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, garante o secretário de Educação, Nino Mengatti.

Todos os móveis, eletrodomésticos e equipamentos necessários para que a escola funcione integralmente foram adquiridos pela Prefeitura de São Carlos. “A escola começou funcionar hoje com todos os materiais necessários tanto para alunos como para servidores e professores”, garante Mengatti.

Para o diretor da nova EMEB, professor Felipe Rocha, a intenção é trazer a comunidade para a escola. “Queremos uma escola viva com a participação da comunidade até aos finais de semana. Também com apoio da Secretaria de Esportes estamos preparando uma grande programação esportiva para oferecer na nossa quadra coberta que é praticamente um ginásio. Essa escola vai ser uma das melhores de São Carlos e do Brasil”, afirma o diretor.

A solenidade oficial de inauguração da EMEB Ulysses Ferreira Picollo foi marcada para o próximo sábado, dia 15 de fevereiro, a partir das 10h. A escola fica localizada na rua Hagar Cristina Rojo Rocha, 145, no Residencial Eduardo Abdelnur.

Esse é o segundo equipamento público do bairro Eduardo Abdelnur. Em outubro do ano passado a Prefeitura entregou o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Carminda Nogueira de Castro Ferreira, uma parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 1.607.742,92, que hoje atende 284 alunos de 0 a 3 anos.

“Investimos quase 30% do orçamento na área da educação, percentual maior do que a lei estabelece, que é de 25%, sem contabilizar gastos com a merenda e uniformes. Trabalhamos para que cada vez mais crianças possam frequentar a escola no seu próprio bairro”, disse o prefeito Airton Garcia.

Rede– Foram matriculados 19 mil alunos em 2020, além de 1.100 crianças que serão atendidas em instituições conveniadas que são mantidas pela Prefeitura de São Carlos. Em 2017 na educação infantil eram atendidos 8.644 alunos. Esse ano são mais de 12.200 alunos, um aumento nesse período de 41,9%. Já no ensino fundamental eram atendidos 5.592 alunos, passando esse ano para 6.283 matriculados, um aumento na rede de 12,4%. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o aumento no número de vagas foi de 12,6%, passando de 461 alunos para 519.

No total a expansão da rede municipal de ensino foi de 29,7%. Em 2017 eram atendidos 14.697 alunos na educação infantil e no ensino fundamental, hoje são 19.066.

A Rede Municipal de Ensino é composta por 49 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) e 1 Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA). 

Leia Também

Últimas Notícias