domingo, 03 de março de 2024
Cidade

Eleitor: Imprima a “cola” e leve o número de seus candidatos anotados

28 Set 2010 - 08h42

Nas eleições do próximo domingo (3), votaremos em seis candidatos para o preenchimento dos cargos em disputa. Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar os números de seus candidatos anotados, tendo em vista que o votante terá de digitar 25 teclas para concluir a sua votação. Esse número pode ser ainda maior caso haja a necessidade de corrigir algum dígito.

O primeiro candidato a ser escolhido é o deputado estadual/distrital, que é identificado por cinco algarismos. O segundo voto é para deputado federal, composto de quatro dígitos. Em seguida devem ser escolhidos dois candidatos diferentes ao cargo de senador (três dígitos). O quarto voto é para governador e o último para presidente da República. Os candidatos a esses dois cargos são representados por dois dígitos que correspondem ao número do partido pelo qual concorrem.

Após digitar o número de cada um dos escolhidos e conferir a foto de seu candidato na tela, o eleitor tem de confirmar o seu voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor tem de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.

O eleitor deve ter cuidado, pois se confirmar um número de candidato inexistente, o voto será nulo para aquele cargo.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que cada eleitor gaste, em média,1min30 para votar.

Fotos

Na votação para deputado aparecerá somente a foto do candidato escolhido. Já para senador, além da foto do titular, aparecerão também os nomes e as fotos dos dois suplentes da chapa. A foto e o nome do vice do governador e do presidente da República também serão mostradas antes de o eleitor confirmar o seu voto.

Imprima aqui a sua cola , disponível também no site Tribunal Superior Eleitoral.

Leia Também

Últimas Notícias