quinta, 29 de fevereiro de 2024
Cidade

Edson Fermiano defende regulamentação de bancas e quiosques em áreas públicas

02 Set 2010 - 16h06Por Redação São Carlos Agora

O vereador Edson Fermiano (PR) defende a regulamentação das bancas, quiosques e similares em praças públicas da cidade e afirma que “é preciso deixar claro os critérios para o setor, estabelecendo  aplicação de uma taxa de ocupação mensal a paga por aqueles proprietários que supostamente teriam  expectativa de um  direito adquirido da exploração dessas atividades  em áreas públicas”. Uma lei em vigência, aprovada em 2009, proíbe a instalação de novas bancas e quiosques  em praças da cidade.

Depois de observar que municípios do mesmo porte de São Carlos  fixam além dos requisitos legais para a instalação de bancas e quiosques o pagamento de uma taxa de uso de área pública, que a seu ver “é justa e necessária”, Fermiano reconhece que existe um empenho da Prefeitura de São Carlos em regulamentar o setor.

Segundo o vereador, um estudo nesse sentido é aguardado desde a entrada em vigor da lei que proibiu novas bancas e quiosques, sendo que os já existentes precisam ter a sua situação definida, “até porque esse tipo de atividade é incorporado aos costumes da população da cidade, como ocorre nos grandes centros. É justo que os proprietários de bancas e quiosques já instalados em logradouros públicos paguem uma taxa correspondente ao uso da área”.

Fermiano ressalta que estes estabelecimentos geram empregos inclusive indiretos, pois contribuem par a comercialização de publicações, alimentos e outros itens, sendo “fundamental que a Municipalidade normatize e regulamente essa atividade sem mais tardar, pois com o recolhimento de uma taxa aos cofres municipais preserva-se o interesse público e todos saem ganhando, os comerciantes e a coletividade”.

Leia Também

Últimas Notícias