sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Durante a campanha de vacinação contra a gripe também estão sendo realizados exames de prevenção do câncer bucal

04 Mai 2015 - 18h06
0 - 0 -

Em conjunto com a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que será realizada até o dia 22 de maio, a Prefeitura de São Carlos também está realizando, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal em adultos e idosos que procuram as unidades básicas e de saúde da família para se vacinar. No dia 9 de maio, dia da mobilização nacional da vacinação contra a gripe, chamado "O Dia D", as equipes também estarão fazendo o exame bucal nos pontos instalados nocalçadão, Igreja Santo Antonio e Associação dos Funcionários Públicos.

É importante que a população faça o exame da boca com os profissionais de saúde bucal. É um exame simples, rápido, indolor e possibilita diagnosticar lesões de boca assintomáticas (indolores) que precisam de tratamento ou acompanhamento clínico.

Além disso, os profissionais da saúde esclarecem à população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer, bem como, orientam sobre a importância da realização do autoexame de boca periódico, já que o câncer nas fases iniciais não apresenta sintomas.

Os principais fatores de risco para o câncer bucal sãoo tabagismo, o consumo abusivo de álcool, infecções por HPV, a falta de higienização bucal, a exposição solar sem uso de protetores (câncer de lábio), entre outros. O fumo e o uso excessivo de álcool são responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral e quando consumidos juntos aumentam os riscos dessa doença.

Os adultos e idosos que apresentarem sinais de câncer bucal durante o exame serão encaminhados ao serviço especializado de referênciapara diagnóstico e acompanhamento do caso.

Vacinação contra a Gripe- O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelo vírus. São Carlos recebeu 63 mil doses, que serão destinadas a idosos (pessoas com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina contra a gripe não é indicada para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação.

 

Leia Também

Últimas Notícias