sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Docente do IAU é um dos contemplados com o Prêmio Tese Destaque USP 2015

Cerimônia de entrega do prêmio acontece no próximo dia 25/9, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

12 Set 2015 - 07h47Por Redação
Foto: Reprodução - Foto: Reprodução -

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) divulgou a lista dos contemplados na 4ª Edição do Prêmio Tese Destaque USP. Entre eles está o professor Bruno Luís Damineli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos.

O prêmio tem por objetivo reconhecer e premiar as teses de doutorado de destaque, defendidas em todos os Programas de Pós-Graduação da Universidade, nesta edição ocorridas no período entre 1º/01/2013 e 31/12/2014. A cerimônia de entrega do prêmio acontece no próximo dia 25/9, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), encerrando o Simpósio da Pós-Graduação USP.

A tese do pesquisador do IAU foi orientada pelo professor Vanderley Moacyr John e co-orientada por Rafael Giuliano Pileggi, junto ao Departamento de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP. O trabalho demonstra ser possível produzir concretos com as mesmas características de desempenho dos tradicionalmente dosados no mercado, mas com menos da metade do teor de cimento, constituindo ganhos ambientais e sociais importantes. "Industrialmente, permite diminuir, através de dosagens mais controladas e eficientes, custos da fabricação de componentes cimentícios como concretos misturados em central, pré-moldados ou blocos de concreto, por exemplo", explica Damineli.

A premiação é constituída por diplomas de premiação, participação em evento internacional e o autor da Tese Destaque USP receberá ainda prêmio no valor de R$ 10 mil. Foram contempladas teses das nove grandes áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Letras, Linguística e Artes, e Multidisciplinar).

"Fico muito satisfeito por ter sido contemplado com o prêmio, pois acredito que uma pesquisa acadêmica, por mais tecnológica que seja, deva ter sempre uma contribuição para a sociedade. Se por um lado o tema da minha pesquisa envolve conceitos técnicos do campo da engenharia, por outro lado tem também um caráter extremamente social, já que incute em produzir o material de construção mais utilizado do mundo com menores impactos ambientais, menores custos e maior durabilidade, trazendo muitos benefícios sociais. Acredito que o prêmio enxergou isto", destacou o professor do IAU.

Leia Também

Últimas Notícias