sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Disque Árvore ganha novo caminhão para entregas

28 Jul 2010 - 10h06Por Redação São Carlos Agora

Nesta terça-feira (27) o prefeito de São Carlos Oswaldo Barba entregou um caminhão a diesel, marca Kia, no valor de R$ 54 mil para o programa Disque Árvore. A entrega das chaves do veículo aconteceu no Horto Municipal “Navarro de Andrade” e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, e demais servidores municipais.

Segundo o prefeito Barba, o caminhão facilitará o transporte das mudas de árvores que são entregues em domicílio. “É um equipamento importante que estamos disponibilizando a serviço da comunidade. Este projeto é muito vitorioso e já tem dimensão nacional. Além de ser referência para outros municípios, este programa melhora a qualidade de vida da nossa cidade”, destacou.

O programa – Lançado em setembro de 2009, o Disque Árvore foi criado para reduzir o déficit de árvores, principalmente na área urbana de São Carlos.

O programa oferece à população mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais que são entregues em domicílio. Cada pessoa tem direito a duas espécies de árvores por mês. A Prefeitura agenda um dia da semana, faz a entrega e orienta sobre o modo correto de realizar o plantio.

Todas as mudas são produzidas no Horto Municipal. Atualmente, a Prefeitura de São Carlos distribui cerca de 400 mudas de árvores por mês.

Para solicitar as mudas de árvores a população pode ligar para o telefone (16) 3361-8081 ou acessar o site Portal do Cidadão (www.saocarlos.sp.gov.br), onde há orientações para o plantio e opções das mudas com fotos e características de cada espécie.

Desconto – Além de contribuir com o aumento da área arborizada na cidade, a população, ao fazer o plantio da árvore, pode se beneficiar do incentivo fiscal do IPTU Verde, que concede descontos de até 4% às pessoas que plantam árvores na calçada e em áreas permeáveis do imóvel.

Para obter o benefício do IPTU Verde, os interessados devem fazer o cadastramento até o próximo dia 31 em uma das unidades do SIM ou pelo Portal da Prefeitura.

Leia Também

Últimas Notícias