sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Dirceu Barbano é o mais novo Cidadão Honorário de São Carlos

18 Jun 2012 - 16h07
0 - 0 -

Em homenagem proposta pelo vereador Antônio Carlos Catharino, aprovada por unanimidade pelos 13 vereadores, a Câmara Municipal de São Carlos outorgou na noite desta sexta-feira (15), em solenidade presidida pelo vereador Edson Fermiano, presidente do Legislativo, a entrega do título de Cidadão Honorário de São Carlos a Dirceu Barbano, atual diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Formado em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, o farmacêutico Dirceu Brás Aparecido Barbano foi diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, secretário municipal de saúde dos municípios paulistas de Ibaté e São Carlos e professor da PUC-Campinas. Barbano também foi gestor de hospitais filantrópicos, conselheiro do Conselho Federal de Farmácia e diretor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Barbano implementou na gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva o programa Farmácias Populares no Brasil e em maio do ano passado foi designado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, como o novo diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A homenagem a Dirceu Barbano reuniu lideranças políticas como o deputado federal Newton Lima, o deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, os vereadores Edson Fermiano, Laíde Simões, Antônio Carlos Catharino e Ronaldo Lopes, o prefeito Oswaldo Barba, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o provedor da Santa Casa de São Carlos, António Valério Morillas Júnior, o primeiro presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebelatto, além de familiares e amigos.
Dirceu foi presenteado com um vídeo/depoimento em que colegas de trabalho, familiares e amigos gravaram mensagens para o homenageado.

Dirceu se emocionou em vários momentos em especial quando ouviu os depoimentos da filha Fernanda e da mãe Isaura. Após narrar a história de sua infância e viagens a São Carlos Dirceu Barbano agradeceu o recebimento do título de cidadão são-carlense.

"Quero compartilhar essa homenagem com a minha mãe, a minha esposa Cláudia. Sinto-me orgulhoso de ser são-carlense pela coragem dos homens públicos, dos prefeitos como o Barba e o Newton, outros prefeitos que passaram por São Carlos e tiveram a capacidade de ver que esta cidade é uma cidade que não cabe num país atrasado, que não seja desenvolvido e onde não cabe política feita com uma visão pequena. São Carlos é uma cidade de gente acolhedora e de pessoas que merecem muito respeito. Quero declarar diante de todos o quanto me sinto honrado por ser cidadão de São Carlos e externar o meu compromisso de respeito com a cidade, com seus cidadãos e que passam a ser os meus concidadãos a partir deste 15 de junho de 2012, muito obrigado a todos", agradeceu Barbano.

Leia Também

Últimas Notícias