quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Diana, de 27 anos, é a segunda motorista mulher a ser contratada pela Suzantur

Nova motorista mulher é contratada pela empresa, que pretende tornar natural a presença feminina nessa profissão na cidade

26 Nov 2017 - 12h30Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

"As pessoas ainda me olham de forma diferente. Algumas se assustam, outras aplaudem e dão os parabéns dizendo que eu dirijo muito bem". A frase é da mais nova motorista do transporte coletivo de São Carlos, contratada recentemente pela Transportadora Turística Suzano Ltda. (Suzantur).

Diana Souza Silva, de 27 anos, é a segunda mulher a exercer a profissão de motorista de ônibus em São Carlos, depois da Suzantur ter contratado, em julho de 2017, a primeira mulher na cidade a exercer essa função. Juntamente com a motorista Fábia Helena Barbosa, que entrou para a história de São Carlos como a primeira condutora de ônibus do transporte coletivo urbano da cidade, Diana ainda sente a falta do costume dos passageiros em se deparar com uma mulher ao volante de um ônibus. Hoje a Suzantur São Carlos tem em seu quadro de funcionários 270 motoristas, sendo apenas duas mulheres nessa função.

O diretor presidente da Suzantur, Claudinei Brogliato, destacou que a empresa, que atua também em outros municípios, como Mauá e Santo André, sempre teve a política de dar oportunidades iguais, valorizando o profissional indiferente de seu gênero. "A Suzantur tem muitas mulheres motoristas e estamos trazendo essa realidade para São Carlos. Esperamos que em breve a cultura da cidade mude e que seja comum para todos ver uma mulher dirigindo um ônibus".

Natural do Maranhão, Diana mora no estado de São Paulo há 17 anos e atualmente reside na cidade vizinha de Ibaté. Ela conta que trabalhando na lavoura da região via as mulheres dirigindo caminhões, o que a inspirou. "Há dois anos comecei a investir na profissão de motorista profissional. Fiz curso de Transporte Coletivo de Passageiros e curso de Transporte de Produtos Perigosos (MOPP), além de evoluir minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias D (microônibus, ônibus) e E (veículo com dois reboques acoplados)".

Seu primeiro emprego como motorista profissional veio graças a Suzantur, que no último mês abriu processo seletivo para o cargo e contratou quatro novos profissionais, entre eles Diana. "Sou muito grata pela oportunidade que a Suzantur está me dando e quero aprender e crescer aqui dentro. Quero chegar a dirigir ônibus maiores dentro da empresa".

Diana começou fazendo a linha Porta a Porta, de segunda a sexta-feira, das 6h15 às 14h, transportando portadores de necessidades especiais. "São passageiros especiais, inclusive cadeirantes, que exigem um cuidado ainda maior durante o transporte. Por isso, tenho me preocupado em conduzir essas pessoas com muito cuidado e respeito".

Como parte do processo de treinamento, que é dado a todos os novos motoristas da Suzantur, um instrutor acompanhou Diana nas primeiras semanas de experiência, mas agora a profissional já está atuando sozinha. "Foi muito importante receber o treinamento que a Suzantur nos ofereceu. Estou ganhando segurança a cada dia e os passageiros e a empresa confiando no meu trabalho. Uma oportunidade maravilhosa que a Suzantur está me oferecendo".

O treinamento oferecido aos novos motoristas é feito com atividades de integração e treinamentos sobre normas e procedimentos da empresa. Em seguida é feito o treinamento prático, inclusive para manuseio do elevador do veículo.

SERVIÇO PORTA A PORTA

O serviço prestado pela Suzantur na linha Porta a Porta atende a cadeirantes e a pessoas portadoras de necessidades especiais, somente para fins clínicos, estudo e, em alguns casos mais graves, para trabalho.

O atendimento é feito mediante agendamento, via telefone 16 3363 3115, ramal 220, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Leia Também

Últimas Notícias