quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado com homenagens no Paço Municipal

11 Out 2017 - 22h34

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Coordenação Político-Institucional da Secretaria Municipal de Governo, no Dia Nacional da Guarda Municipal, 10 de outubro, homenageou todos os agentes da Guarda Municipal de São Carlos com mais de 10 anos de corporação.

O prefeito Airton Garcia, o diretor do Departamento de Coordenação Político-Institucional, Samir Gardini, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o vereador Rodson Magno e o Capitão Cardeal, representando o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos, Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza, fizeram parte das mesas de autoridades e juntamente com os vereadores Edson Ferreira, Lucão Fernandes, Azuaite Martins de França, Laíde Simões e Moisés Lazarine, o representante do Corpo de Bombeiros, Cabo Neves, o comandante do Tiro de Guerra, subtenente Marco Antônio Fernandes Ribeiro e secretários municipais fizeram a entrega de certificados e de barretas alusivas ao tempo de serviço prestado à Guarda Municipal.

Foram homenageados pelo tempo de serviço e pelos bons serviços prestados em prol do bem estar da população são-carlense os agentes Ângela Patrícia Paravani dos Santos, Barthimeu Taipeiro Júnior, Benedito Donizeti de Souza, Caio Roberto do Amaral, Carlos Alberto Carvalho, Célio Ramos de Godoi, Claudiomar Lopes, Cristiane Vieira Matos, Danielle Silva, Donizete Lencione, Edson Hiroshi Nakazato, Elaine Cristina Rodrigues, Evandro Gimenes Mione, Fernando Andre Pinto, Gilberto Carlos Escovar, Jaime Peraza Júnior, Joana Darc Goulart, João de Jesus Escrivano, Jorge de Souza, José Risomar Campos, Kátia Teodoro, Luis Carlos Ambrozini, Luis Carlos Gomes, Marcos Basílio, Marcos Marques Ribeiro, Maria Lúcia Fanti, Paulo Fajardo, Paulo Sérgio Nogueira, Ralf Siqueira, Reginaldo Luis Guedes,   Ricardo Luis Garcia, Ricardo Sartori,          Rita de Cássia Pomin Braghin, Rodrigo Almeida, Rodrigo Cesar Assis, Silvana Oliveira, Silvia da Cunha e Vanessa Ferreira.

Já os agentes Hilton Aparecido Francisco, Priscila Cristina Rodrigues Menezes foram homenageados como Guardas Municipais destaques do mês de julho, o GM Luiz Carlos Ambrozini foi o destaque do mês de agosto e Reginaldo Luís Guedes destaque de setembro. A ocorrência destaque de julho ficou com os guardas Manoel de Oliveira Ordonho Neto e Gilson Gonçalves Cesário, de agosto foi para Edson Hiroshi Nakazato e Leandro Pinheiro e de setembro para Adalto de Brito Teixeira e Patrícia Custódio Chaves Moura.

O ex-comandante da Guarda Municipal, Marco Marques Ribeiro, recebeu o certificado de honra ao mérito, por ter sido o primeiro comandante do efetivo retirado das fileiras da corporação e que por dois anos, 2014 a 2016, conduziu com ética e profissionalismo o efetivo.                                  

Samir Gardini agradeceu o prefeito Airton Garcia pelo apoio que tem dado a área de segurança. "O prefeito já autorizou e já está aberta a licitação para a compra de 10 veículos novos e de duas motocicletas e uma viatura especial para o Canil. Também autorizou a instalação de um posto fixo da corporação no antigo velório, a obra para reformar o local já foi licitada e a empresa já iniciou os serviços, além dos coletes balísticos que já foram adquiridos", disse o diretor deCoordenação Político-Institucional da Secretaria Municipal de Governo, lembrando que a GM recebeu, ainda, 3 viaturas da Receita Federal e que o próximo passo é a troca dos rádios das viaturas para digitalização do sistema.

Para Michael Yabuki, comandante da GM, além de proteger os cidadãos, a Guarda também cumpre um papel social, ao atuar em outros segmentos. "Parabenizo todos os colegas que atuam no patrulhamento, nas rondas, nas operações em conjunto com as polícias militar e civil na apreensão de entorpecentes. Seguimos juntos na luta".

O prefeito Airton Garcia ressaltou que a GM foi criada para garantir o patrimônio público, mas hoje ocupa lugar de destaque na segurança pública. "O esforço e o empenho dos guardas municipais de São Carlos devem ser reconhecidos, por isso, sempre temos em mente medidas para valorizar a corporação, melhorando as condições de trabalho".

A Guarda Municipal de São Carlos foi criada pela Lei Municipal Nº 12.895 de 31 de outubro de 2001, porém iniciou suas atividades em 2003. Com 16 anos de criação e 14 de prestação de serviço, a GM conta hoje 164 agentes, sendo 98 homens e 66 mulheres, possui uma Central de Monitoramento com 19 câmeras, todas recuperadas pela atual administração e via sistema de alarme monitora hoje 184 locais públicos, além de manter o canil, sendo a única instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais.

Desde o início da atual gestão, agentes Guarda Municipal vêm participando juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil de várias operações, principalmente de combate ao tráfico de drogas, onde são usados os cães. Os animais são treinados pelos próprios agentes envolvidos no adestramento que participaram de cursos de capacitação para treinamento específico de cães farejadores, de patrulhamento e proteção.

No último mês de maio a GM recebeu 60 revólveres calibre 38 que foram doados para São Carlos pela Prefeitura de Campinas, por meio da Academia da Guarda Municipal de Campinas Drº Ruyrillo de Magalhães. Os instrutores da GM de Campinas ministraram o curso "Atualização e habilitação para o uso de armamento letal", com 80 horas/aula, para os 164 agentes de São Carlos, focado em armamento, munição e tiro, além de técnicas operacionais, direção defensiva e defesa pessoal. Para que os agentes possam utilizar as armas ainda será necessária assinatura de convênio com a Polícia Federal e a criação da corregedoria e ouvidoria na instituição.

Os guardas municipais também passaram por capacitação e hoje atuam na fiscalização do trânsito.

 

Leia Também

Últimas Notícias