quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Dia de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco

30 Mai 2015 - 09h08
divulgação - divulgação -

Neste domingo, 31, o calendário é marcado como Dia de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, são registrados cerca de 14 mil novos casos de câncer de boca a cada ano. Destes, 4 mil somente no estado de São Paulo.

É realmente uma situação preocupante. O câncer de boca é o 3º tipo de câncer mais frequente nos homens e o 7º nas mulheres. E cerca de 10% de todos os tumores que ocorrem em nosso país tem origem e se desenvolvem nas estruturas da boca e seus anexos como laringe e pescoço.

O dentista, Dr. Antônio de Almeida S. Neto conta quais são as causas dessa doença: "São 4 causas principais: genética e os outros 3 podem ser fatores indutores ou desencadeantes, cigarro, bebidas alcoólicas e o sol em excesso".

Ele esclareceu ainda que, mesmo não se enquadrando em nenhuma dessas características a pessoa, ainda assim, pode desenvolver o câncer de boca que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o quarto tipo de câncer mais presente nos homens da região Sudeste do Brasil, e o nono mais frequente entre as mulheres.

É preciso ficar alerta. O diagnóstico tardio faz com que 25% dos cânceres bucais sejam fatais.

Os pacientes que são bem sucedidos no tratamento do câncer de boca têm ainda problemas sérios de adaptação. "As consequências do câncer bucal são muito visíveis e induzem a pessoa a uma condição social desfavorável porque fica bastante aparente", explicou Dr. Almeida.

"Toda pessoa precisa ficar atenta a alterações que podem ocorrer como cor, tamanho, feridas na boca que demorem mais do que 15 dias para sarar. Aparecendo uma dessas situações, é preciso procurar um dentista para que os exames adequados possam ser feitos", explicou o Dr. Antônio de Almeida S. Neto.

 

Leia Também

Últimas Notícias