terça, 23 de abril de 2024
Cidade

"Dia D" de vacinação contra a gripe será neste sábado

08 Mai 2015 - 20h33
0 - 0 -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado (9), a mobilização nacional de vacinação contra a gripe, conhecido como o “Dia D”. Todas as unidades básicas (UBS) e de saúde da família (USF), além de postos volantes montados na Praça do Mercado Municipal, no pátio da Igreja Santo Antônio na Vila Prado e na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, localizada na rua XV de Novembro, 2.493, no centro, estarão aplicando a vacina das 8h às 17h.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelo vírus da gripe.  A vacina é destinada a idosos (pessoas com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.A meta em São Carlos é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários, ou seja, 50.800 pessoas.

A chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, lembra que as pessoas que tiveram Dengue e estão dentro dos grupos prioritários, devem tomar a vacina. “Se a pessoa ainda estiver com os sintomas da doença ela pode esperar para tomar a vacina nas próximas semanas, já que a campanha vai até o dia 22 em todas as unidades de saúde do município”.

A vacina contra a gripe não é indicada para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação. É importante também apresentar a carteira de vacinação.

Câncer Bucal – Em conjunto com aCampanha Nacional de Vacinação contra Gripe, a Prefeitura de São Carlos também está realizando, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal em adultos e idosos. Neste sábado (9), as equipes de saúde bucal também estarão realizando o exame tanto nas unidades de saúde, bem como, nos postos volantes.É um exame simples, rápido, indolor e possibilita diagnosticar lesões de boca assintomáticas (indolores) que requer tratamento ou acompanhamento clínico.As pessoas que apresentarem sinais de câncer bucal durante o exame serão encaminhadas ao serviço especializado de referênciapara diagnóstico e acompanhamento do caso.

Leia Também

Últimas Notícias