quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Desde 2009, Prefeitura já contratou 400 professores efetivos

16 Jun 2010 - 18h33Por Redação São Carlos Agora

De janeiro do ano passado a junho deste ano, a Prefeitura de São Carlos contabilizou 400 professores contratados para atuarem na rede municipal de educação. Todos são efetivos e estão em escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Segundo a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, a admissão de mais efetivos é um compromisso do prefeito Oswaldo Barba, que escolheu a educação como prioridade de seu governo e elegeu 2010 como o Ano da Educação.

“Os professores efetivos são importantes para que as escolas deem continuidade aos seus projetos pedagógicos. Os professores temporários exercem suas atividades apenas por um ano e são necessários para cobrir férias, licença-maternidade, afastamento”, explicou Lourdes.

Além de aumentar o quadro de docentes, a Prefeitura também investe na formação continuada desses profissionais. Neste ano, estão sendo ou foram realizados os cursos: Quão Negros Somos - módulo I, A Leitura e a Escrita na Alfabetização, Braille – nível inicial, Contanto e Recontando Histórias, Educação Física na Educação Infantil, Formação Inicial em Comunidades de Aprendizagem Dialógica, Escola que Protege 2, Escrevendo pela Nova Ortografia, Formação Inicial e Continuada do programa Brasil Alfabetizado.

Números – A rede municipal possui oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), 43 Centros Municipais de Educação Infantil e uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atende mais de 14.500 alunos. A maioria desses estudantes está matriculada na educação infantil - 8.127. No fundamental são 5.418 e na EJA 714.

Atualmente, a Prefeitura está construindo quatro CEMEIs: o José de Campos Pereira, no Antenor Garcia; o Enedina Montenegro Blanco, no Cidade Aracy; o Vicente Botta, no Jardim Ipanema; e o Antônio Cotrim, no São Carlos 8. Está prevista a construção de mais quatro unidades.

Leia Também

Últimas Notícias