sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

Defesa Civil participa de evento da prevenção a desastres em Cabrália Paulista

21 Ago 2015 - 22h21
0 - 0 -

Foi realizado nesta semana em Cabrália Paulista o simpósio “Redução do risco de Desastres e a Resiliência no meio Rural e Urbano”. No encontro foram apresentadas diversas palestras com modelos de propostas de soluções e ferramentas para reduzir os efeitos dos desastres por eventos hidro meteorológicos no estado de São Paulo. A maior preocupação dos participantes é pela previsão de chuvas muito fortes (alta intensidade) para este fim do ano, por causa do fenômeno “El Niño” já deflagrado. A Defesa Civil de São Carlos participou das atividades.

“Com os impactos das mudanças climáticas e o aquecimento global nas cidades há a necessidade do desenvolvimento de pesquisas de aplicação para fomentar estudos sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas”, explicou o diretor da Defesa Civil em São Carlos, Pedro Caballero. 

Em Cabrália Paulista, local do simpósio, a Escola Técnica Estadual Astor de Mattos Carvalho articulou a instalação do Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN). O Centro é resultado de Protocolo de Cooperação Técnico-Científica firmado entre o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e a Prefeitura de Cabrália Paulista, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil COMDEC. O trabalho reúne três esferas do poder público, municipal, estadual e federal com objetivo maior e único de garantir o melhor serviço e proteção para a população local e regional, 

Em São Carlos os agentes da Defesa Civil estão sendo capacitados para criar um sistema eficiente para a cidade. Os agentes utilizam todos os recursos possíveis, isso inclui as universidades com tecnologia de ponta na cidade. “As ações, apesar da eficiência, tem baixo custo, conforme diretrizes do prefeito Paulo Altomani”, segundo Pedro Caballero. 

Foto: Leonir Cominotte, David Stevens (UNISDR/ONU), Pedro Caballero e Evandro Cavarsan (diretor Defesa Civil de Cabralia Paulista)

Leia Também

Últimas Notícias