quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

Defesa Civil instala pluviômetros em São Carlos

27 Jul 2015 - 20h00
0 - 0 -

Os agentes de Defesa Civil de São Carlos, participaram de capacitação em utilização e instalação de pluviômetros semi-automáticos,  na Defesa Civil de Campinas. O curso foi ministrado pela meteorologista do CEMADEN- Centro nacional de Monitoramento de Desastres, Naiane Pinto Araujo. A meteorologista faz parte do Programa "Pluviômetro nas Comunidades" do Ministério de Ciência e tecnologia.

A Defesa Civil de São Carlos seguindo diretrizes do prefeito Paulo Altomani, está implantando uma rede telemétrica (sistema de informações imediatas em rede) com quatro estações meteorológicas e 10 pluviômetros. A intenção é obter dados para o Sistema de Alerta Antecipado a desastres originados por chuvas fortes. 

Segundo informações do INPE -Instituto de Pesquisas espaciais a partir de novembro poderemos ter fortes temporais na região. “Poderemos enfrentar sérios transtornos, e com estes Sistemas é possível mitigar ou reduzir o impactos dos mesmos avisando com antecedência a comunidade de São Carlos e região”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero.

“O projeto "Pluviômetros nas Comunidades" visa introduzir a cultura da percepção de risco de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos”, explicou Caballero. 

Já foram distribuídos cerca de 1100 pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) em todo país, para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

Leia Também

Últimas Notícias