quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Curso de Memorização ajuda jovens que buscam vagas em universidades na hora do vestibular

28 Nov 2017 - 08h05Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O ano termina e agora para muitos jovens é a hora de provar se o estudo de meses e meses valeu a pena e foi feito de maneira correta. A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já foi realizada e o momento são dos vestibulares em grande parte do País, como os exames da Unesp, Fuvest entre outros.

Esse ano muitos alunos que estudaram nos cursinhos receberam uma ajuda essencial para tentar vencer esse desafio do vestibular e conquistar a tão sonhada vaga para o curso desejado. Pioneiro na região Arthur Teixeira Carvalho, aluno do terceiro ano de Medicina da USP ribeirão Preto montou o Curso de Memorização para o Vestibular. Ele é o organizador do Instituto da Memória de Ribeirão Preto (IME-RP) e ministrou palestras que na realidade foram aulas preparatórias para ensinar os alunos a ter uma memória preparada e principalmente controlar as emoções no dia da prova com o equilíbrio emocional necessário para se sair bem.

Arthur deu várias palestras e cursos intensivos esse ano tanto para alunos de cursinhos populares e também para alunos da Rede Pública com o intuito de mostrar para esses jovens que o vestibular pode deixar de ser um obstáculo e se tornar uma oportunidade. Esse seria o primeiro passo para superar o medo ou o "fantasma" dos vestibulares.

O retrospecto do palestrante e aluno de medicina esse ano foi impecável. Além das aulas presencias e de um grande evento que organizou para quase 100 pessoas em Ribeirão Preto e região, Arthur participou de diversos programas de rádios em São Carlos e em Ribeirão Preto e conseguiu levar sua mensagem com dicas e técnicas de memorização para serem aplicadas na hora do vestibular.

Dentre tantos programas e sites que se interessaram pelo assunto, Arthur teve a oportunidade de dar praticamente uma aula de mais de 5 minutos na EPTV Ribeirão Preto onde ele falou para um grande número de pessoas e cidades no início desse mês. Foi o ponto alto pela abrangência e pelo tempo que lhe foi proporcionado para mostrar, por exemplo alguns caminhos elaborados por ele como "cofre mental" que procura passar ao aluno tranquilidade e itens que o aluno deve praticar na hora que recebe a prova. Um deles é fechar os olhos por um minuto e se imaginar num lugar prazeroso, quem sabe uma praia, mar, caminhar na areia, enfim levar sua imaginação par algo que lhe trouxe alegria ou uma lembrança positiva e focar as sensações dessa imaginação. Outro ponto discutido na entrevista foram os ganchos de memória com dicas para evitar aquele chamado "branco" na hora da prova. Aqui vale lembrar do professor que deu aquela matéria da questão em dúvida, lembrar da aula e tentar conectar sua mente a uma rede de informações que o aluno estudou. Sobre como memorizar as fórmulas de disciplinas como matemática e física, Arthur Carvalho passou que o estudante deve  criar uma frase engraçada ou até uma música com as letras da fórmula para poder lembrar na hora e  evitar esses lapsos de memória comuns pelo nervosismo e ansiedade que devem ser controladas pelo equilíbrio emocional,trabalhados por ele exaustivamente esse ano, apesar de não ser uma tarefa das mais fáceis, e Arthur sempre disse para o estudante fazer as questões que podem ser mais fáceis e deixar por ultimo as mais complicadas.

" Para mim foi muito gratificante ter a possibilidade de poder tentar ajudar os jovens vestibulandos nessa hora tão marcante na vida deles e também poder participar de programas de rádios, TV, sites e outras redes sociais para passar essa mensagem positiva; aproveito para agradecer a receptividade que encontrei de toda a mídia e espero retomar os cursos, palestras em várias cidades no ano que vem, pois agora pelas dificuldades do meu curso de medicina com provas, estágio, tive que direcionar meu tempo para os estudos e atividades da faculdade", agradeceu Arthur Teixeira de Carvalho.

Leia Também

Últimas Notícias