sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Curso de Engenharia de Alimentos da UFSCar recebe avaliação positiva do MEC

Avaliação destacou qualidade do corpo docente e valoriza a proposta pedagógica diferenciada

27 Nov 2017 - 21h37Por Redação
Foto: Arquivo Pessoal - Foto: Arquivo Pessoal -

O curso de Engenharia de Alimentos do Campus Lagoa Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) concluiu recentemente o processo de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento do curso, tendo recebido a nota 4. A nota 4 - em uma escala na qual o máximo é 5 - é concedida aos cursos que apresentam um perfil qualificado como "muito bom", com base em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

A comissão de avaliação designada pelo MEC esteve no Campus Lagoa do Sino no mês de setembro. Em seu parecer, destacaram-se de forma positiva especialmente o projeto pedagógico e o corpo docente. "Acredito que a nota reflete um bom desempenho da estrutura pedagógica diferenciada que, no início, inclusive, levantava questionamentos. No diálogo com os avaliadores, apareceu como vantagem dessa estrutura a sua abordagem interdisciplinar; importante também é a sua contextualização na prática, através de situações-problema que integram conteúdos de aprendizagem. Outro diferencial é o perfil de formação, que visa contribuir com o desenvolvimento regional", registra o Coordenador do curso, Angelo Luiz Fazani Cavallieri. Em relação ao corpo docente, além da titulação, do regime de trabalho em dedicação exclusiva, da experiência de magistério e da produção científica, os avaliadores valorizaram o envolvimento na discussão do projeto pedagógico e de sua implantação. "Um aspecto relevante foi que nos reunimos nos conselhos com frequência, para debater os aspectos relativos à condução da implantação do curso, e isto marcou muitos pontos positivos", atesta Cavallieri.

Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida, Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino, também celebra o resultado, avaliando que ele mostra como o curso está em consonância com o histórico de qualidade acadêmica da UFSCar, mesmo considerando os desafios próprios de um campus novo, em um território desfavorecido e sem cultura universitária e em um momento difícil para a economia e a Educação brasileiras. Já a estudante Sarah Mafeis de Jesus, que ingressou em 2014, na primeira turma do curso de Engenharia de Alimentos, também destaca a formação diferenciada, que confere ao aluno, "além da formação básica, [...] uma visão crítica, mais global e social". A estudante valoriza sobretudo oportunidades como as de participação em projetos de extensão, pesquisas, trabalhos em grupo, visitas técnicas e aulas práticas.

Para o futuro, o Coordenador do curso vislumbra um trabalho de consolidação. "Essa consolidação só se concretiza com a formação das primeiras turmas. O corpo docente deve estar atento para discutir e avaliar as reais necessidades de modificações, sempre considerando os aspectos positivos já alcançados. O próximo trabalho que está por vir é de adequação curricular, considerando a contribuição dos docentes que não estavam presentes no momento da criação, bem como a contribuição relevante da comunidade discente", avalia Cavallieri. "A mediação desse processo deve ser feita em uma perspectiva de muito diálogo com toda a comunidade acadêmica, para que o coletivo anteceda as opiniões individuais", complementa.

O CURSO

Implantado em 2014, o curso de Engenharia de Alimentos do Campus Lagoa do Sino da UFSCar oferta anualmente 50 vagas e tem duração de cinco anos em período integral. O curso busca formar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das indústrias alimentícias, com amplo conhecimento também das Ciências Humanas, juntamente à formação básica nas Ciências Exatas e Biológicas. Visa também desenvolver habilidades de identificação das potencialidades produtivas regionais e otimizar a capacidade de processamento desses recursos, buscando contribuir para o desenvolvimento regional com inserção segura dos pequenos e médios produtores em amplos mercados de distribuição de alimentos. Saiba mais sobre o curso no site do Campus (www.lagoadosino.ufscar.br).

Leia Também

Últimas Notícias