sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Congresso Médico Universitário de São Carlos ocorre entre 23 e 26 de abril na UFSCar

15 Abr 2015 - 11h52

De 23 a 26 de abril acontece no Campus São Carlos da UFSCar o 6º Congresso Médico Universitário de São Carlos (CoMUSCar). Promovido pelo Centro Acadêmico de Medicina Sérgio Arouca (CAMSA), órgão representativo dos estudantes do curso de Medicina da Universidade, o evento objetiva reunir discentes e profissionais das áreas da saúde visando a atualização dos conhecimentos dos participantes e o incentivo à pesquisa. Composta por palestras, mesa-redonda e minicursos sobre diversos temas atuais e de grande interesse, como clínica médica, saúde da criança, saúde da mulher, formação e ensino médico, saúde mental, cirurgia e visão global da saúde no Brasil, a programação também conta com apresentações de trabalhos e duas premiações, sendo uma de caráter científico e outra, cultural.

Para premiar trabalhos de caráter científico da área da saúde ocorre a quinta edição do Prêmio Sérgio Arouca, para o qual as inscrições já foram encerradas. Serão avaliados trabalhos nas categorias experimental, epidemiológico, relatos de caso e revisão. O primeiro colocado recebe uma premiação em dinheiro. Além do Prêmio Sério Arouca, nessa edição o CoMUSCar promove o I Prêmio Nise da Silveira. Pretende-se, por meio desse concurso cultural, apresentar visões de pessoas de diversas áreas acerca de temas relacionados à saúde, que devem ser abordados por meio de manifestações artísticas. Podem ser inscritos trabalhos nas categorias fotografia, pintura, textos, esculturas e desenhos, que devem estar relacionados com a temática “Saúde Global: uma abordagem multidisciplinar”, além de fazer referência a dois textos específicos disponíveis no Edital do Concurso, publicado no site do Congresso, em www.ufscar.br/comuscar.

Os textos são “História do Conceito de Saúde”, de autoria de Moacyr Scliar, médico especialista em saúde pública, que analisa os conceitos de saúde e de doença em sua evolução histórica e em seu relacionamento com o contexto cultural, social, político e econômico, evidenciando a evolução das ideias nessa área da experiência humana; e "O conceito de saúde", de Marco Segre e Flávio Carvalho Ferraz, do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que questiona a atual definição de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS): "situação de perfeito bem-estar físico, mental e social" da pessoa, considerada ultrapassada, primeiramente, por visar uma perfeição inatingível, atentando-se as próprias características da personalidade.

Cada participante pode se inscrever com apenas um trabalho e a obra deverá ser julgada apenas pelo seu conteúdo, por isso haverá sigilo de identidade do autor até o fim do julgamento dos trabalhos. Os critérios de julgamento são coerência temática, criatividade e popularidade e será realizado por voto popular e voto técnico. A participação é aberta a todos os interessados e não é necessário estar inscrito no Congresso para participar do Concurso Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 19 de abril pelo email culturalcomuscar@gmail.com, enviando dados pessoais e informações complementares sobre o produto artístico.

Mais informações sobre o CoMUSCar estão disponíveis em www.ufscar.br/comuscar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email comuscar@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias