sexta, 26 de abril de 2024
Dignidade na 3ª Idade

Conferência Municipal do Idoso aborda políticas públicas e envelhecimento no século XXI

25 Out 2018 - 09h31Por Redação
Conferência Municipal do Idoso aborda políticas públicas e envelhecimento no século XXI - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na próxima terça-feira, 30, será realizada a III Conferência Municipal do Idoso em São Carlos. A temática desta edição é "Desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas". O evento é gratuito e aberto a toda a população.

A Conferência é um espaço amplo e democrático que reúne governo e sociedade para discutir os problemas do Município e possibilitar a formulação de políticas que assegurem a dignidade da pessoa idosa. Vania Varotto, docente do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de São Carlos, que está promovendo a atividade, destaca que "a Conferência abre um espaço para a participação social em prol de medidas que melhorem a cidade no atendimento aos idosos, e para indicar diretrizes de políticas públicas voltadas àqueles que estão envelhecendo", afirma Varotto.

Para a docente, São Carlos já tem se esforçado em proporcionar melhorias no cuidado aos idosos, mas "os cidadãos precisam sempre indicar quais áreas devem ser prioritárias para fortalecer medidas estratégicas e aumentar a qualidade de vida dessa população", complementa ela.

O evento é realizado pelo CMI, com apoio do DGero da UFSCar e da Prefeitura Municipal de São Carlos. Além do envolvimento de alunos e professores do DGero na organização da Conferência, o departamento da UFSCar realiza, desde 2010, um projeto de extensão junto ao CMI, que tornou-se um campo de estágio e prática profissional para os estudantes do curso de Gerontologia da Universidade. Paralelamente, há outras parcerias de trabalho do DGero com o CMI e com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES

A Conferência é dividida em quatro eixos temáticos: "Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas"; "Educação: assegurando direitos e emancipação humana"; "Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa"; e "Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas". A programação completa pode ser acessada em https://bit.ly/2PMdGxq.

As atividades têm início às 8h30, no auditório do Paço Municipal de São Carlos, que fica na Rua Episcopal, 1575, no Centro. As inscrições serão feitas no local, antes do início dos trabalhos.

Leia Também

Últimas Notícias