sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Comércio de São Carlos define calendário de datas especiais para 2018

14 Set 2017 - 16h33Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) realizaram, na manhã desta quinta-feira, 14, no auditório da Acisc, uma reunião com os comerciantes do município para definição do calendário de datas especiais do comércio da cidade em 2018.

A reunião foi presidida pelo presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo e secretariada pelo presidente da Acisc, José Fernando Domingues (Zelão) e pelo assessor jurídico da associação, Estevam Luiz Muszkat.

Os empresários do comércio de São Carlos foram convidados, com direito a voto e definiram, mês a mês, o calendário de datas especiais do comércio da cidade de dezembro 2017 a novembro 2018.

O calendário para dezembro de 2017, um dos meses de maior movimentação no comércio, por exemplo, ficou da seguinte forma: de 08 a 22 (de segunda a sexta-feira), as lojas abrem das 9h às 22h; nos sábados 02, 09, 16 e 23, das 9h às 17h; na véspera de Natal, dia 24, que será um domingo, o comércio ficará aberto das 9h às 17h; já no dia 26 (terça-feira), funcionará das 12h às 18h e no dia 30 (sábado), das 9h às 17h.

Durante a reunião, os comerciantes também requisitaram que fosse acrescentado ao calendário do comércio do próximo ano, a abertura até às 17h dos estabelecimentos comerciais sempre nos dois primeiros sábados de cada mês e não apenas em um sábado, como é feito atualmente.

Paulo Roberto Gullo explicou que a decisão é importante para estimular e movimentar o comércio local e que ajudará na organização do próprio cliente. "Hoje o comércio fica aberto até mais tarde apenas no sábado seguinte ao quinto dia útil. Isso causa, muitas vezes, confusão entre os clientes, que têm que estar atentos para saber em qual sábado essa data cairá em cada mês. Estabelecendo a abertura nos dois primeiros sábados de cada mês essa confusão deixará de existir, além de aumentar as opções para o cliente prestigiar o comércio da nossa cidade".

Já ficou determinada, também nessa reunião, a data da segunda versão da campanha "Liquida São Carlos", que em 2017 teve grande sucesso com descontos de até 70% nas lojas participantes e que marca as comemorações do Dia do Comerciante, celebrado em 16 de julho. Em 2018 a campanha será no dia 13 de julho (sexta feira), com as lojas abertas das 9h às 22h e no dia 14 de julho (sábado),  das 9h às 17h.

Com a seleção brasileira garantida na Copa do Mundo da Rússia 2018, o Sincomercio levou, ainda para a reunião, a discussão da agenda para acompanhar os jogos do torneio. Os confrontos na primeira fase serão pela manhã e tarde, às 9h, 12h e 15h, mas como as partidas e os grupos ainda não foram definidos, os empresários decidiram que os horários do comércio de São Carlos para se adequar aos jogos deverão ser definidos posteriormente.

O presidente do Sincomercio explicou que essa proposta será, agora, apresentada ao Sindicato dos Empregados do Comércio São Carlos e Região (Sincomerciários). "Em Convenção Coletiva, que será realizada em breve, entre o Sincomercio e Sincomerciários, essa proposta de datas especiais deverá ser oficializada. Nessa convenção também será discutido o índice, INPC, que rege o aumento salarial da categoria dos comerciários com data base em 1º setembro de 2017", adiantou.

Leia Também

Últimas Notícias