quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Colunista da Folha de São Paulo fala no IFSC/USP sobre capacidades cognitivas do cérebro humano

Programa Ciência às 19 horas trará nada menos do que Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da UFRJ

14 Ago 2015 - 08h06
No encontro em São Carlos, Suzana colocará o cérebro “em xeque”. Foto: www.suzanaherculanohouzel.com - No encontro em São Carlos, Suzana colocará o cérebro “em xeque”. Foto: www.suzanaherculanohouzel.com -

"Somos especiais- não somos?". Essa é a pergunta que tentará ser respondida na primeira edição de volta das férias do programa Ciência às 19 horas, que será realizada no próximo dia 17 de agosto (excepcionalmente uma segunda-feira), às 19 horas.

Para tentar respondê-la, o programa trará nada menos do que Suzana Herculano-Houzel, neurocientista da UFRJ, autora de seis livros de divulgação científica, colunista do jornal Folha de São Paulo e da revista Mente e Cérebro.

Sete vezes maior do que o esperado para o tamanho de nosso corpo, e responsável pelo consumo de 25% da energia que o sustenta, o cérebro humano possui uma capacidade de adquirir conhecimento incomparável a qualquer outra espécie. No entanto, Suzana colocará o cérebro "em xeque": mesmo que tenhamos um cérebro grande, continua sendo um cérebro de primata. Na realidade, o que explica nossa capacidade de absorver conhecimentos seria um grande número de neurônios localizados no córtex, algo atingido durante nossa evolução por causa de uma invenção exclusivamente humana: a cozinha.

A palestra "Somos especiais- não somos?" será realizada no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) "Professor Sérgio Mascarenhas". A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia para participação.

Para mais informações, acesse www.ciencia19h.ifsc.usp.br ou ligue para (16) 3373-8075/ 3373-8689.

Leia Também

Últimas Notícias