sábado, 20 de abril de 2024
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Coca Ferraz prevê revolução no trânsito de São Carlos

31 Jan 2017 - 13h34
Várias ações atingirão o sistema viário; Projeto de conscientização atingirá 35 mil alunos; boulevard está em estudo - Várias ações atingirão o sistema viário; Projeto de conscientização atingirá 35 mil alunos; boulevard está em estudo -

Uma revolução do trânsito de São Carlos a partir de fevereiro, com ações que irão atingir o sistema viário que inclui a parte de engenharia, educação e fiscalização. Modernização, tecnologia a favor de motoristas e pedestres e a conscientização de aproximadamente 35 mil alunos da rede pública estadual e municipal de ensino. Há ainda estudos para a possível criação de um boulevard na região central onde hoje é o Calçadão.

Todos esses assuntos foram tratados na manhã desta terça-feira, 31, quando o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Antonio Clóvis 'Coca' Pinto Ferraz recebeu o São Carlos Agora e concedeu entrevista exclusiva.

Professor e pesquisador na USP São Carlos há 44 anos, Coca Ferraz assegurou que o trânsito são-carlense passará por um profundo processo com a prioridade de proporcionar segurança aos motoristas e pedestres.

ENTREVISTA

SISTEMA VIÁRIO

"Semana passada estive no Detran/SP (Departamento de Trânsito) para assegurar a conquista de R$ 800 mil para São Carlos. Os recursos serão revertidos exclusivamente para o sistema viário. Serão várias ações voltadas para o trânsito no sentido de proporcionar segurança, fluidez e comodidade. Iremos trabalhar lado a lado com a Engenharia, Educação e Fiscalização".

Amarelinhos e GMs

"Os agentes de trânsito (amarelinhos) e guardas municipais passam por uma recapacitação com intuito de melhorar a conduta no trabalho. A meta é modernizar o sistema de trabalho, recuperar motos e melhorar o fardamento. Estas ações estarão concluídas em fevereiro".

35 MIL ALUNOS

"A partir de abril iremos dar início a um programa educacional de trânsito para alunos do ensino fundamental e técnico da rede municipal e estadual de ensino. A meta é atingir aproximadamente 35 mil estudantes que serão conscientizados sobre a forma correta de como se portar no trânsito, sendo motorista ou pedestre. Eles irão orientar seus pais sobre os ensinamentos que irão ter na escola. Na questão do trânsito, é fazer com que os filhos sejam os mestres dos seus pais".

TAPA-BURACOS

"Em fevereiro deve iniciar a operação tapa-buracos. A meta é melhorar a malha asfáltica e tapar aproximadamente 60 mil buracos. O gasto é de R$ 2,5 milhões".

RECAPE

"Está previsto para maio/junho o início do recapeamento de 700 quadras das principais vias de São Carlos. O município está em negociação com a Invest SP e solicitando recursos na ordem de R$ 30 milhões".

RIVITALIZAÇÃO/MODERNIZAÇÃO

"A partir de março iniciaremos o processo de revitalização e modernização do sistema viário de São Carlos. Vamos utilizar métodos e resultados obtidos através de pesquisa feita pela USP São Carlos. Vamos eliminar as placas que estão em postes e as enferrujadas. Além de causar um efeito indesejado, passam despercebidas pelos motoristas. A maioria dos semáforos são antigos e obsoletos. A sinalização horizontal está apagada. Na nova sinalização, os postes serão padronizados e todos vermelhos; a sinalização horizontal terá fundo azul claro e passará por frequente programa de manutenção. Os semáforos serão modernos com indicação de tempo. Vamos substituir aproximadamente 100 aparelhos. Pesquisa aponta que todas essas medidas reduzem os acidentes de 60 a 80%".

CENTRO/BAIRRO

"O processo de revitalização e modernização se inicia no centro, na Avenida São Carlos e ruas Episcopal e Dona Alexandrina. Depois seguem para os bairros. Por exemplo, no sentido praça Itália iremos atacar a Avenida Getúlio Vargas, Avenida Dr. Teixeira de Barros (Rua Larga), Avenida Dr. Pádua Salles e segue até o Cidade Aracy, onde há a Avenida Regit Arab. Vamos ter equipes desmembradas atuando em várias vias consideradas de acesso aos bairros periféricos".

ESTÉTICA

"Na revitalização do sistema viário estamos preocupados com a parte funcional e ainda a questão estética. Queremos também privilegiar a área verde".

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